domingo, 14 de março de 2010

Digital Immigrants / Digital Natives

Durante uma noite de conversas soltas com amigos foi abordado o tema da nova "Geração net". Esta conversa surgiu porque a semana passada, houve uma Conferência na Exponor e um dos oradores abordou este tema distinguindo os "Digital Immigrants" dos "Digital Natives".
Achei a distinção engraçada, visto que todos nós sentimos cada vez mais a necessidade de nos actualizarmos constantemente para conseguirmos acompanhar o ritmo frenético do crescimento e evolução da utilização da Internet . Em minha opinião, para já ainda vamos conseguindo acompanhar esta nova geração fazendo um esforço para utilizarmos as potencialidades da web 2.0, ainda usamos a internet para pesquisa de novos preços e opiniões, usando tudo isso a nosso favor. No entanto, nascemos numa geração em que nada disto existia, ou seja, nascemos numa "outra era".
Os novos "Digital Natives", ou "Geração net" como os conhecemos, têm uma linguagem muito própria e quase tudo é feito online, ou seja nasceram na era do digital.




A Internet é uma "faca de dois gumes" e esperemos que este uso desmedido da mesma seja feito de forma equilibrada, pois se já não falamos a mesma língua (tentem interpretar um sms enviado por um adolescente) imaginem o que pode estar para vir....

2 comentários:

  1. Ao longo da história, sempre existiram conflitos de gerações causados pela evolução do mundo e por mudanças na forma de o ver e viver. O ser humano, apesar de avesso às mudanças sempre foi capaz de se adaptar. É certo que a internet teve um impacto brutal na forma de viver e de trabalhar e como o futuro é sempre incerto, causa desconforto antevê-lo, mas será que a revolução industrial, por exemplo, também não teve o mesmo impacto na época?
    A linguagem dos adolescentes é um pouco "diferente", mas certamente também se recordam de tanto se ter falado sobre a "geração rasca" e que não era nada mais do que a versão anterior, já que estamos a falar de tecnologias, desta.
    Entendo a preocupação de alguns, mas continuo tranquila com o que futuro trará. A qualidade de vida das populações genericamente tem melhorado e isso faz-me acreditar que devemos estar atentos e participar no processo de mudança.

    ResponderEliminar
  2. De facto, a Internet é uma "faca de dois gumes" como temos vindo a analisar nas últimas aulas.
    Não será assim em tudo o que fazemos no dia a dia? Talvez por isso, nós, os "Digital Immigrants" como conhecemos ambos os lados (O antes e o depois), podemos analisar tudo isto de uma forma equilibrada e objectiva. Ou seja, porque não aprendermos com a geração "Digital Natives", aquilo que vêm com toda esta nova tecnologia e a partir daí tentar apoiar a nova geração, de forma a que percebam que tudo na vida tem que ter um equilíbrio, mostrando-lhes que a Internet sem dúvida é fucral nos dias de hoje,como se podem divertir com ela, mas que não será a salvação dos nossos probelmas.
    Como eles também nos podem mostrar que a Web 2.0 pode ser divertida e aplicarmos essa diversã, quer na área profissional quer no dia a dia.
    O "casamento" destas duas gerações pode ser um ponto de viragem/partida para o sucesso quer pessoal quer profissional de todos nós.


    P.S: muitas vezes o problema não está na ferramenta que utilizamos, mas sim na "peça" que liga a cadeira ao computador.

    ResponderEliminar