domingo, 7 de março de 2010

Geração Net: o poder dos consumidores com internet nos dias de hoje


A última aula de Web Marketing baseou-se nas novas tendências DIGITAIS do marketing dando principal relevo à internet e suas inúmeras funcionalidades. Como foi destacado a internet é imediata, imaterial, imensa e interactiva permitindo que cada utilizador seja tratado de forma pessoal, ou seja, que o consumidor seja membro activo e participativo.


Com a internet o paradigma de interacção entre empresa e cliente alterou-se, permitindo que toda a gente tenha acesso à produção personalizada (“segmentação one-to-one” e “massificação da personalização”).

Assim, um bom exemplo para provar esta crescente participação do consumidor na produção do produto que pretende comprar é a cada vez mais conhecida marca Threadless.



A Threadless é uma loja de roupa online dirigida por skinnyCorp de Chicago, Illionis desde 2000. Co-founders Jake Nickell and Jacob DeHart começaram a empresa com US $ 1.000 em “seed Money” depois de entrar numa competição de design de t-shirt na internet. Os co-fundadores Jake Nickell e Jacob DeHart começaram a empresa com US $ 1.000 em “seed money” depois de entrar numa competição de design de t-shirt na internet.

São os próprios membros da comunidade Threadless que apresentam os seus designs de t-shirts, sendo depois submetidos a votação pública pela internet. Uma pequena percentagem desses designs são seleccionados (10 por semana) para, seguidamente serem impressos e vendidos através da loja online com stock limitado.Creators of the winning designs receive a prize of cash and store credit. Criadores dos designs vencedores recebem um prémio em dinheiro e crédito da loja (havendo cada vez mais a participação de designers profissionais). Outra curiosidade, é que são os próprios consumidores (que criaram o design da t-shirt) os “manequins” da marca.

Como afirma o vencedor da “Promoção MPH & Threadless”, Rodolfo dos Santos Pinto: “Porque MPH e Threadless não criam moda para ti, e sim, ajudam-te a criar tua própria moda.”



Ps.: Para quem ficou curioso podem visitar o site deles – http://www.threadless.com/







1 comentário:

  1. Olá colegas,

    O consumidor tem destas coisas...! Gosta de ser único e distinguir-se da massa anónima que passa. De facto não gostamos de ser mais um, que compra, veste e sente como todos os outros. Gostamos de ser diferentes, distintivos na nossa forma de ser e viver, na procura de nós próprios e do nosso espaço. Só assim se pode entender, ou tentar compreender, esta nova forma de relacionamento com as masrcas e com os produtos.

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