quinta-feira, 27 de maio de 2010

Atentado à privacidade? Be afraid, be very afraid...


Algumas redes sociais, como o Facebook e o MySpace, foram acusadas de enviar dados pessoais dos utilizadores a agências de publicidade, apesar da existência de um compromisso de não divulgação dessas informações sem permisão, segundo o Wall Street Journal. Hi5 e Digg fariam também parte da "lista negra".

Segundo o jornal, o nome do internauta e os seus números de identificação são enviados para as agências quando o utilizador acede a um anúncio.
Desta forma, as agências recebiam informações sobre o perfil dos consumidores: idade, profissão, residência, entre outros.
O Wall Street Journal esclarece que, depois de alertadas, as redes sociais corrigiram o erro.

Esta notícia surge numa altura em que o Facebook se vê a braços com uma polémica sobre a sua política de privacidade de tal dimensão que já chegou à capa da revista Time.

Na sequência desta suposta ameaça de atentado contra a privacidade, foi já agendado para dia 31 de Maio o "Dia de Sair do Facebook" ou QuitFacebookDay por um movimento on-line de utilizadores à semelhança do que aconteceu em 2008 quando 30 de Janeiro foi nomeado o "Delete Your MySpace Account Day".

3 comentários:

  1. Professora, tentei encontrar dados mas sem sucesso...sabe qual foi o efeito do dia "Delete Your MySpace Account Day"?

    Penso que não podemos ser ingénuos mas também devemos confiar e apoiar as novas plataformas, adaptando-nos às mesmas. Muitas vezes é uma questão de estarmos atentos às políticas de privacidade que as redes sociais disponibilizam. Como escreveu, "O Wall Street Journal esclarece que, depois de alertadas, as redes sociais corrigiram o erro." penso que vai ser sempre assim. É do seu interesse afinal de contas.

    Não irei aderir, mas acabo de apagar a minha conta (cheia de pó já) do hi5.

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  2. Tenho medo, tenho mesmo muito medo com os verdadeiros assaltos que são possíveis pela internet. Neste caso, usaram os dados que fornecemos, mas há situações em que, graças ao marketing viral, conseguem, atravéz da utilização do logótipo e/ou do nome de instituições - que nos merecem toda a credibilidade - criar uma verdadeira pandemia, e, quando nos apercebemos, estamos todos infectados, pois caímos na armadilha e divulgamos os nossos dados pessoais e até os nossos códigos de acesso.
    Podemos confiar em alguém? Não sei... mas tenho medo... tenho mesmo muito medo...

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  3. Sobre o "Delete Your MYSpace Account Day" é possível encontrar mais informações num artigo publicado na revista Masahable na época em
    http://mashable.com/2008/01/21/delete-your-myspace-account-day/

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