terça-feira, 29 de junho de 2010

Recrutamento 2.0


A Sonae acaba de lançar a primeira rede social de recrutamento desenvolvida por uma empresa em Portugal: a Rede Contacto. Segundo o Corporate Leadership Council, esta é mesmo a primeira rede em todo o mundo com a missão de encontrar jovens e promissores talentos tendo em vista o seu recrutamento. A Rede Contacto está integrada no Programa Contacto da Sonae e é uma ferramenta de relacionamento com jovens universitários.
Ao longo dos próximos meses, os jovens serão desafiados a realizar diversas tarefas, desde apresentação de trabalhos a preenchimento de questionários, passando por opiniões sobre temas específicos através de fóruns e jogos on line. Formas de reforçar a avaliação de cada candidato com dinâmicas de participação que vão para além do currículo académico.
Os desafios serão colocados pelas diversas empresas do grupo Sonae e permitirão aos participantes acumular pontos para uma classificação que permita participar no Dia Contacto, evento realizado todos os anos e que dá a oportunidade de visitar e conhecer a Sonae por dentro.
Já no passado mês de Março, a Optimus tinha desenvolvido um processo de recrutamento em exclusivo através da sua página no Facebook, conforme comentado anteriormente (19 Maio 2010). A iniciativa foi pioneira em Portugal. Os interessados na proposta de estágio divulgada deviam construir o seu perfil/currículo online, podendo e devendo utilizar as várias ferramentas da rede social, tais como vídeos, por exemplo. O candidato seleccionado foi também anunciado via Facebook.
Depois de agências de viagem e publicidade, de editoras musicais e livreiras, a desintermediação parece estar a chegar também às empresas de recrutamento e head hunters. Projectos inovadores a nível mundial! O Nuorte é mesmo criatibo!

Sem comentários:

Enviar um comentário