quarta-feira, 30 de junho de 2010

Webmarketing cá da casa - PHORMIGA.net

Já muito em cima da data-limite, e enquanto ainda decorre o nosso exame de Webmarketing (olá, época de recurso), aproveito para dar a minha contribuição para o nosso blog com dois exemplos caseiros, que servem para complementar exemplos mais internacionais que têm sido dados pelos restantes colegas.

O primeiro caso de que falo diz-me muito, porque é da minha autoria. Trata-se do PHORMIGA.net, um site de troca de apontamentos criado para fomentar o espírito de entreajuda dos Estudantes da FEP.

Criado em Março de 2006, o site começou por ser uma forma "tosca" de organizar materiais de estudo. Para mim, que não sou muito dado a ordenar papéis, era uma forma de me obrigar a ter os documentos organizados, e assim poder aceder aos apontamentos sempre que quisesse.

Ao longo do tempo, começaram a surgir contribuições espontâneas para o site, tanto de colegas individualmente, como das Comissões de Ano e outras estruturas. A pouco e pouco, o PHORMIGA foi crescendo até se tornar naquilo que é hoje, com uma extensão até na Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Actualmente, o site conta com 2.230 utilizadores registados, que geram entre 7 e 10 mil visitas mensais. Cobrindo hoje em dia 41 disciplinas da FEP, o PHORMIGA atingiu um novo recorde de utilização no primeiro semestre deste ano, com 1.396 alunos da Faculdade a utilizarem os seus apontamentos.

Parece-me um caso interessante de Webmarketing, uma vez que reúne algumas das características próprias deste sector:

1. Assenta num conceito e numa plataforma tecnológica, em rede e em linha.
2. O produto é, em boa medida, criado pelos seus utilizadores ("prosumerism").
3. A sua promoção baseia-se no passa-palavra e nas redes sociais, sendo portanto de custo zero.
4. Presta um serviço gratuito.

O nome PHORMIGA surge em "oposição" ao nome do servidor oficial da Universidade do Porto: o SIGARRA. Enquanto o PHORMIGA é da autoria dos alunos, o SIGARRA é da autoria dos professores (sem fugir à ironia da fábula "enquanto a cigarra canta, a formiga trabalha").

Em breve terá também apontamentos de mestrado, portanto pode ser que no próximo ano a nossa vida se torne mais fácil (:

3 comentários:

  1. Conforme já tive oportunidade de manifestar várias vezes, sou fã incondicional do conceito - parabéns! E, embora contra mim fale, a oposição SIGARRA vs PHORMIGA é a cereja no topo do bolo - genial!

    Só temos pena que o Artur tenha andado tão envolvido com este projecto e com as eleições que não tenha tido tempo de dar o seu contributo de "saber de experiência feito" às aulas e blogue de WMCE mais cedo! Mas mais vale tarde que nunca...:)

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  2. Realmente o comentário que me surge é o seguinte:

    - de facto o que não sabemos. A quantidade de informação na blogosfera é tão grande e verdadeiramente exponencial, que falha sempre e cada vez mais muita coisa importante.

    Quando chegará o supercomputador, que seja capaz de fazer o que nós já não conseguimos? Pesquisar, catalogar e organizar toda a informação que nós precisamos em cada momento!

    Talvez, ...., á quem diga que talvez em 2013 e por um preço irresistivém em 2049!

    Vamos aguardar.

    Entretanto vamos estar atentos ao nosso blog.

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  3. Também sou uma grande fã do Phormiga ou pelo menos já fui em tempos de licenciatura. Sempre admirei, Artur, o teu esforço e dedicação ao site, cujos materiais, admito, ajudaram-me a fazer muitas disciplinas durante a licenciatra.

    Tendo eu também feito parte de uma comissão de ano, o espírito de ajudar os colegas e de divulgar os apontamentos que lhes possam ser úteis, sempre foi presente em mim. Mas, com o Phormiga, Artur, conseguiste ir ainda mais longe.

    Antes de mais, conseguiste uma forma gratuita, fácil e acssível de disponibilizar os materiais. Vivemos numa era da Internet. Portante, a grande aposta do Phormiga em ter a sua plataforma na Internet, revelou-se, um enorme sucesso, não só visível nos números de adesão pelos alunos como também pela admiração e gratificação que muitos deles sentem por ter acesso a um serviço destes.

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