quinta-feira, 3 de março de 2011

Idiossincrasias do Facebook

Já todos ouvimos falar bem e mal do facebook.

O
facebook tem características espantosas, tais como o encontrar amigos distantes ou de longa data, conhecer pessoas com interesses comuns e porque não, conhecer o par ideal. O acesso gratuito, a liberdade de expressão, as funcionalidades existentes (ex: jogos online e aplicações variadas, o Marketplace, organização de eventos, entre outros) são factores positivos que esta plataforma social apresenta.

O comum dos cidadãos pode emitir – e fazer ouvir – a sua opinião. Podemos revelar e/ou compartilhar sentimentos profundos, coisas que nos tocam ou simplesmente o que nos apetece. Acresce ainda a possibilidade de poder mandar mensagens internas para os nossos amigos
, falar com eles online (chat online) ou mandar um email – sim, o facebook já permite mandar emails!!! – para qualquer pessoa, estando ou não no facebook.

Podemos ainda adicionar amigos, amigos de amigos, pessoas que não conhecemos e queremos conhecer pois existem “gostos” comuns e pessoas que nos interessa conhecer.
Também podemos ter empresas que gostamos na nossa “rede social”; e como essas empresas utilizam e disponibilizam informações actualizadas, escusamos de andar à procura de informação, pois ela estará disponível no nosso mural sem grande esforço.

Mas na verdade, não há bela sem senão.

Gerador de uma controvérsia extraordinária, foi bloqueado em vários países, como por exemplo na China, Irão, Paquistão, Síria, e mais recentemente no Egipto. Em algumas empresas, foi proibido o seu acesso, por forma a evitar que os funcionários desperdicem tempo com esta aplicação.
A contorvérsia é gerada nas mais diversas áreas, quer relativas às politicas de privacidade, handicaps técnicos, efeitos psicológicos (ciumes e stress, por exemplo), entre outros.

Já todos disseram – por diversas vezes – que as informações dos utilizadores tinham sido roubadas, violadas ou mesmo vendidas. Embora já tenha sido discutido e rediscutido a privacidade dos utilizadores, e mesmo depois de várias actualizações na aplicação (algumas delas forçadas) esta contínua a ser uma das maiores críticas feitas ao
facebook.

Mas, na minha modesta opinião, o pior não é os dados, pois isso pode ser controlado com o “abastecimento” de informações que proporcionamos à “rede”; só fornecemos aquilo que queremos. O preocupante é a exposição proporcionada pois podemos ser vistos a fazer alguma coisa, que até queriamos que determinada pessoa não visse.

Exemplo: o
elemento A ia tomar um café com o elemento B; mas B não está para aturar A, logo diz que aconteceu um imprevisto e não pode ir. O elemento C convida B para ir ao cinema, e coloca no facebook uma foto com B, sentados no cinema com os óculos do filme 3D que vão ver. O elemento A, amigo de B, mas também de C, vê a foto no facebook do seu amigo C, e o que pensa?

Reflictam sobre a forma como utilizam o
facebook e acima de tudo, divirtam-se!!!

4 comentários:

  1. Parabéns pelo pioneirismo...o que custa é começar :-)
    Sobre o tema do post, aconselho aos mais curiosos a consulta do histórico (em 4 partes)no blogue em
    http://webmktfep.blogspot.com/2010/05/algumas-redes-sociais-como-o-facebook-e.html
    e
    http://webmktfep.blogspot.com/2010/05/atentado-privacidade-be-afraid-be-very.html
    e
    http://webmktfep.blogspot.com/2010/06/o-apagao-no-facebook-marcado-por-alguns.html
    e
    http://webmktfep.blogspot.com/2010/06/atentado-privacidade-be-afraid-be-very.html

    E a saga continua
    Be afraid, be very afraid...

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  2. :) Relativamente ao facebook sou utilizador assíduo e reconheço grandes virtudes nele. Embora também reconheça que existe algumas questões um tanto ao quanto sensíveis.
    Mas como se diz por aí, "não me importo que falem de mim, desde que falem". Na verdade, esta devia ser uma das frases da facebook, pois o número de membros contínua a crescer, deixando para trás as outras redes sociais, tendo feito o funeral a algumas.

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  3. Uma das vantagens do facebook: serve p/ encontrar pessoas. Vejam a notícia:
    http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/venezuela-luso-descendente-facebook-mae-portuguesa-tvi24/1236572-4071.html

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  4. Acabei de ver este estudo e lembrei-me de que alguém já tinha falado do facebook neste blog, e como é sempre interessante acrescentar mais dados decidi contar este estudo. A AT&T(empresa americana da área das telecomunicações)fez um estudo e chegou à conclusão de que mais de 40% das pequenas empresas têm página no Facebook

    "41 percent of small businesses surveyed have a Facebook page for their business. Last year, 27 percent said they’re using the social network, which represents a 52 percent jump from last year."

    O Facebook está a ser usado de forma massiva pelas empresas, desde as maiores até às mais pequenas. Acredito que este número tenha tendência a aumentar.


    (mais informações em http://www.att.com/gen/press-room?pid=19326&cdvn=news&newsarticleid=31689&mapcode=enterprise )

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