segunda-feira, 14 de março de 2011

WEB 4.0

Web 4.0? 4.0? O que é isso?

E antes da 4.0 há 3.0, 2.0 e 1.0?

Resposta: há.
Recomendo vivamente a leitura desta página (link abaixo) para perceberem do que estamos a falar, do que é a web, porquê 4.0 e porquê os .0 anteriores.

Para quem não tiver paciência eu resumo de acordo com a minha interpretação:

Web: rede. Até agora nenhuma novidade.

Web 1.0: primeira "versão" da rede. Constuida por páginas estáticas sem promoverem a possibilidade de interacção ou criação de conteúdo por parte dos users constituindo para estes uma excelente fonte de info.

Web 2.0: o melhor exemplo que me ocorre: o Facebook. Web sai da "era" estática, passa para um fase em que as páginas tem melhor aspecto com a info de modo mais atractivo e "sexy", sendo que a maior novidade é permitir aos users criarem o seu próprio conteúdo. A fase em que nos encontramos.

Web 3.0: a web semântica e ubiqua. Do WWW para o WWD (world wide database). Depois da fase 2.0 em que todos os users podem criar conteúdos a info necessita de ser organizada taxonomicamente com ferramentas desenhadas para o efeito por forma a podermos gerir a aceder a info assertivamente.

Web 4.0: a web inteligente. Correntes de pensamento referem-se a esta como a "era" da inteligência artificial na web. A internet tornar-se-á num sistema massivo e planetário capaz de perceber as interacções dos users.

Com tudo isto resta-nos tentar perceber e antecipar. Quem o conseguir estará, de acordo com Darwin, mais apto.



http://www.omelhordomarketing.com.br/index.php/2010/04/13/web-4-0-futuro-ou-realidade/

1 comentário:

  1. Eu diria mais: quem conseguir perceber, antecipar e DOMINAR será o sucessor de Sergey Brin, Larry Page e/ou Mark Zuckerberg.

    ResponderEliminar