segunda-feira, 4 de abril de 2011

O poder da WEB no mundo político


É extraordinário verificar o poder e importância que a Internet cada vez mais tem no mundo actual em que vivemos, em qualquer tipo de acções, como é exemplo a Re-eleição do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Foi através a Internet que o actual Presidente dos EUA iniciou os preparativos para a sua campanha em 2012, publicando um vídeo de início de campanha na sua página pessoal (www.barackobama.com). Tal como aconteceu em 2008, Obama volta a utilizar a Internet como o principal instrumento para a sua campanha, onde pretende demonstrar que o que é importante são as pessoas e um "atendimento mais personalizado". É verdade que em 2008 foi uma campanha com bastante impacto e com um resultado bastante positivo: "We Can". Contudo, numa "poll" realizada pela Universidade de Quinnipac, segundo o Diário Económico, as sondagens demonstram uma taxa de aprovação reduzida, prevendo uma "corrida" extremamente feroz. Será que através da Internet Obama conseguirá chegar mais próximo dos seus eleitores? E as redes sociais serão uma boa aposta para adquirir mais confiança e votos dos eleitores?

Podem ver o novo vídeo da re-eleição de Barack Obama no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=f-VZLvVF1FQ&feature=player_embedded

Note-se que em Portugal também já houve campanhas praticamente realizadas através da Internet e das Redes Sociais, como é o caso da campanha do Fernando Nobre.

"It begins with us"!

2 comentários:

  1. Olá Ana,

    Só depois de publicar o artigo sobre a campanha do Obama reparei que já tinhas colocado um post sobre o mesmo assunto.
    Também achei este tema muito interessante porque cada vez mais se tiram vantagens da internet e consegue-se chegar a uma população muito vasta e criar um impacto de proximidade que lhe deu muitos votos em 2008. Basta perceber se a aplicação de um modelo de campanha semelhante lhe irá trazer resultados semelhantes.

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  2. Concordo plenamente quando dizem que cada vez mais se tiram vantagens da internet para difusão de mensagens politicas. Acrescentava até que dada a "manipulação" ou partidarização que existe normalmente nos meios tradicionais esta é por vezes a única forma que os candidatos têm para tentar passar a sua mensagem e que nós (eleitores) temos para aceder a essa mensagem. Foi o que aconteceu em parte com Fernando Nobre mas sobretudo com o José Manuel Coelho nas últimas eleições ou com alguns movimentos civicos ou pequenos partidos nas últimas legislativas.

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