domingo, 26 de junho de 2011

Mundo Virtual Solidário

Como é de conhecimento geral, a Internet permite o acesso a todo o tipo de informações de forma rápida e eficaz. Contudo, ao mesmo tempo, cria uma enorme dispersão de toda a informação que existe. Deste modo, aproveito para dar a conhecer a criação, por parte de uma colega licenciada na Faculdade de Economia do Porto e de uma amiga, de um blog que aglomera todas as informações relativas a campanhas solidárias, causas criadas por marcas e outras pequenas formas de se ajudar o próximo: http://dividir-para-multiplicar.blogspot.com/.

A crise é uma realidade do mundo actual e utilizar o mundo virtual como forma de difundir a informação e "criar um mundo melhor" é algo que cada vez mais é utilizado por toda a geração net. É importante que a informação chegue atempadamente e de forma simples a toda a comunidade, facto que antes não era tão simples. Agora já é possível estar actualizado e divulgar todas as campanha e responsabilidades sociais presentes nas marcas - Branded Content - e em cada um como indivíduo.

Um exemplo, já divulgado no site, é o caso da Nespresso que em parceria com o Banco Alimentar promove a doação de 1,5 kg de arroz com a entrega de 100 cápsulas usadas, para reciclagem. Podem encontrar muitos outros exemplos e ainda participar activamente neste blog sempre que tiverem conhecimento de alguma causa.


É o mundo virtual às necessidades de hoje... Está atento(a) e participa !!!

3 comentários:

  1. É uma forma da Nespresso de associar a causas sociais de relevo.

    Alguém me disse que a Nespresso era o negócio do século, e um dos factores que contribua para isso é o facto de se poderem reciclar as cápsulas e utilizar a borra para outros fins como o cultivo. É bom saber que utilizam esse "poder" para causas muito nobres, já que a fome não existe apenas em África ou num país distante, mas também aqui ao nosso lado.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia esta campanha da Nespresso mas é admirável.
    Parece-me notável a forma como esta grande marca utiliza o seu poder e a sua influência para ajudar. Ajudando na luta contra a fome de famílias carênciadas e ajudando o ambiente, reciclando e incentivando a reciclagem por parte dos seus clientes, evita-se assim o aumento da poluíção.

    Parece-me que aqui se junta o útil ao agradável, pois, para além de visar estes dois objectivos tão nobres, a Nespresso aproveita para mostrar que tem consciência social, estando preocupada com o impacto da utilização dos seus produtos na natureza e com a fome e assim diferencia-se de mais uma forma dos seus concorrentes, criando a imagem de uma marca que não se preocupa apenas com os seus lucros mas também com os problemas ambientais e sociais.

    E não podemos deixar de notar que é uma bela forma de utilizar o marketing e o web marketing em particular de uma forma útil e construtiva

    ResponderEliminar
  3. A Nespresso consegue com esta iniciativa melhorar a sua imagem para com os seus clientes tanto ao nível ambiental (separação de resíduos) como ao nível da consciência social.
    Relativamente ao blog Dividir para Multiplicar ( http://dividir-para-multiplicar.blogspot.com/2011/06/churrasco-solidario-gas-porto.html ) como membro do GASPorto, aproveito para vos convidar para participar no churrasco solidário no próximo dia 2 de Julho.

    ResponderEliminar