sábado, 25 de junho de 2011

Starbucks: Inovação Constante

A Starbucks tem vindo a apostar na inovação e na maior aproximação aos consumidores. Assim, em Janeiro deste ano, implementou um novo sistema de pagamento em 6800 lojas dos EUA. Este sistema permite o pagamento através de equipamentos móveis como, por exemplo, o iPhone, iPod Touch e Blackberry.

Todos os clientes que possuem este tipo de dispositivos podem descarregar gratuitamente uma aplicação, a Starbucks Card, a qual permite localizar as lojas mais próximas e recarregar créditos para compras. A Starbucks aliou também a esta aplicação um programa de fidelização de clientes pois tornou possível ao seu utilizador a acumulação de pontos, que depois poderão ser trocados por produtos Starbucks.

A novidade é que esta aplicação já se encontra disponível, desde o dia 15 deste mês, para smartphones com sistema android. Desta forma, a Starbucks permite a utilização desta aplicação em cerca de 90% dos smartphones do mercado. O processo é simples, um código de barras fica gravado no smartphone, sendo apenas necessário aproximá-lo de um scanner instalado nas lojas Starbucks, de forma a adquirir os produtos desejados.

5 comentários:

  1. Olá Rita,

    Um post muito interessante. Já percebemos que a starbucks gosta de envolver seus clientes e cria cada vez maneiras mais interactivas. Já se começa a ver algumas marcas à dar "o salto". Com os clientes já a ficar um pouco saturados de pequnas aplicações e jogos das marcas, a starbucks cria algo onde acredita que acrescente valor.

    Muito interactivo mesmo!

    Só uma pergunta, todas as starbucks terão um daqueles "leitores"? é que existem muitas que são "drive-through"

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,

    Para já, a Starbucks apenas implementou este novo meio de pagamento em algumas lojas dos Estados Unidos, inclusive em vários "drive through".

    Além disto, a Starbucks anunciou que já no próximo mês irá levar este sistema para os seus pontos de venda (mais de 1000) localizados dentro dos supermercados Safeway.

    O objectivo é mesmo a expansão deste sistema para que um número cada vez maior de consumidores possa aceder a este.

    ResponderEliminar
  3. Alguém na FEP vai continuar maravilhada com o "Mundo Starbucks"!!

    Como diz a Sara, um post muito interessante, aliás, na linha daquilo que tem vindo a ser anunciado ser a próxima linha evolutiva na utilização dos telemóveis por exemplo, fazendo recurso da tecnologia RFID.

    Gosto desta ideia, mas como me dizia o meu pai o outro dia, será que a partir de agora não vão passar a roubar telefones e ipod's em vez de carteiras e cartões?

    ResponderEliminar
  4. A Starbucks não pára de nos surpreender!!

    Cada vez estou mais convencida que quem não aderir à moda dos smart phones, nos próximos meses ficará mesmo a perder!

    A velocidade de desenvolvimento das aplicações é aterradora!

    ResponderEliminar
  5. Uma excelente ideia que facilita a vida das pessoas.
    Empresas como a Starbucks mantém a constante preocupação de inovar e de se aproximarem cada vez mais das necessidades dos clientes.
    E, como sempre, a acumulação e troca de pontos fideliza os consumidores e torna-os mais satisfeitos.

    ResponderEliminar