sexta-feira, 15 de julho de 2011

Saga de J.K.Rowling continua com Pottermore

A saga Harry Potter está prestes a chegar ao seu fim cinematográfico com a estreia do filme "Harry Potter & the Deathly Hallows" em 3D que aconteceu ontem, dia 14 de Julho, em Portugal. Após este oitavo filme, 7 livros e mais uns quantos jogos, e de pois de J.K.Rowling ter deixado claro não ir escrever outra aventura, os fãs de Harry Potter já começavam a ressacar por mais qualquer coisa. E surge um grande golpe de Marketing: um novo capítulonas histórias do jovem feiticeiro, o projecto Pottermore!

Pottermore é um website único de utilização gratuita que cria uma "expeiência digital como nenhuma outra" em torno dos livros de retumbante sucesso. A escritora trabalhou juntamente com a Sony neste inovador projecto. "Quis retribuir algo aos fãs que seguiram o Harry tão devotamente ao longo dos anos e fazer chegar as histórias a uma nova geração digital", afirma. Pottermore trata-se de um site onde o utilizador é participante, funcionando como um jogo online no qual poderá assumir-se como uma das personagens. O site disponibilizará também uma loja online, na qual estarão disponíveis audiobooks e os primeiros e-books da saga - não foi à toa que Rowling não cedeu os direitos electrónicos dos livros à sua editora, nem autorizou a sua venda nas lojas online da Amazon e da Apple - bem como memorabilia para fãs e produtos da Sony relacionados. A escritora irá ainda acrescentar continuamente novos pormenores sobre Potter até aqui mantidos em segredo ou nunca publicados, numa espécie de "enciclopédia", para a qual os fãs podem também contribuir, ao estilo Wiki. Os fãs também vão poder navegar por Hogwarts, misturar poções e lançar feitiços...:)

Apesar de só estar oficialmente disponível em Outubro, uma selecção de felizardos poderá ter acesso antecipado, decorrendo a selecção a partir de 31 de Julho (aniversário de Potter). Este acesso permitirá não só a antever o site mas também ajudar na sua construção (versão beta). Também já é possível deixar o e-mail para receber uma notificação sobre desenvolvimentos do Pottermore.

A forma de divulgação também constitui uma lição de marketing, de activação de fãs e de criação de uma campanha viral. Rowling escolheu os seus fãs não só como alvo principal das suas mensagens mas também como seus mensageiros. Ao invés de um grande anúncio, o lançamento foi feito através de blogs e comunidades online, fornecendo-lhes informação em primeira mão e entrevistas exclusivas. Envolveu o projecto em mistério, criando uma charada interactiva com coordenadas e pistas e referências a locais de relevância na saga. O secretismo do projecto levou a que se tornasse um dos principais tópicos de discussão online. A charada permitia chegar ao site, onde os visitantes eram brindados com a mensagem "Pottermore Coming Soon". A conta no Twitter remetia para o Youtube, onde uma contagem regressiva apontava para a grande revelação dia 23 de Junho. O vídeo atingiu 2,6 milhões de visualizações e em Portugal a hashtag #pottermore foi a mais utilizada entre as 12:00 e as 13:00 desse dia. Um vídeo no Youtube com mais informações foi então lançado, semanas antes da estreia do oitavo e último filme da saga...

3 comentários:

  1. E a saga continua mas numa vertente digital, caracterizada por promover a interactividade, aproximar cada vez mais os fãs aos heróis da história e aproveitar as vantagens da relação de comunidade e partilha desta nova geração Net.

    Para quem não ia lançar mais nenhum livro ou filme, estamos a aprender que há outros meios de continuar a saga, mas de uma forma mais moderna, inovadora, de custos mais baixos e com potencial para envolver muitos mais consumidores.

    ResponderEliminar
  2. Confesso que não sou grande adepto de Harry Potter, mas não deixo de concordar que a criação deste site foi uma excelente ideia. Estou certo de que terá uma adesão enorme e os lucros serão também muito elevados e quem sabe não irão superar os ganhos da venda de livros tradicionais. A forma como estão a anunciar e a divulgar é extraordinário pelo Buzz que gera em blogs, redes sociais e afins. Estou ainda em crer que irão utilizar uma estrtégia freemium, em que a adesão e participação no site será gratuita mas irá existir por exemplo pormenores inéditos/app's/jogos que para terem acesso a esses conteúdos terão de pagar.

    ResponderEliminar
  3. Eu, talvez por ser o ultimo filme e por estar disponível em 3D, fui ao cinema assistir ao fim da saga cinematográfica... Quem sabe em Outubro, quando o site abrir, vou lá dar uma vista de olhos :-)

    A parte premium do freemium será, do meu ponto de vista, as opções extra de jogar, a escolha do personagem que queremos interpretar, as simulações virtuais de feitiços e porções. Vamos poder entrar num mundo virtual de magia!!!

    ResponderEliminar