terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Social media "Meat and Seat" by KLM

Olá turma, 
aqui vai um artigo sobre uma plataforma online inovadora utilizada pela companhia aérea KLM que, penso eu, a maior parte de vocês ainda não conhece. 

David Meerman Scott, reconhecido opinion leader na área do webmarketing, publicou no seu blog um artigo sobre a iniciativa Meat and Seat da companhia aérea KLM.
 
Este novo serviço online da KLM permite que os passageiros descubram facilmente outros passageiros que irão viajar no mesmo voo e contactá-los através do contacto (Facebook ou LinkedIn) que disponibilizaram na plataforma criada para o efeito.
 
Conforme refere a KLM,   
"KLM’s Meet & Seat lets you find out about interesting people who will be on board your KLM flight such as other passengers attending the same event as you at your destination." 
 
O passageiro pode ainda alterar o seu lugar para outro junto de um passageiro com interesses comuns.  
"The seat map will show you other passengers’ profile details and which seat they have chosen. You can select your seat – for example next to someone with similar interests." 
 
No entanto, o passageiro pode também optar por não revelar a sua identidade e não permitir ser "encontrado" através deste serviço. 
 
Esta é realmente uma iniciativa inovadora que promete aproximar ainda mais comunidades online e promover a comunicação interpessoal. Como diz David Scott, poderá ser também uma forma de aproximar empresários dos seus potenciais clientes e/ou parceiros de negócio: "Imagine being seated next to your next customer or business partner (or even your future spouse) as a result of the social matchmaking."
 
 
 
Artigo originalmente publicado aqui

3 comentários:

  1. Chama-me particular atenção a possibilidade de "aproximar empresários dos seus potenciais clientes e/ou parceiros de negócio", talvez porque me pareça mais fácil a KLM atrair empresários interessados em potenciar negócios durante a viagem, do que interessados em fazer novos amigos.
    Fez-me lembrar a Optimus (desculpem o exemplo recorrente) que no Optimus Alive 2011 lançou uma aplicação em que tornou possível localizar e interagir com amigos no recinto do festival.
    A quem interessar ver aqui:
    http://apps.clix.pt/optimus-alive/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei, quando parece que já não há nada para inventar, aparecem estas coisas.
      Fez-me lembrar daqueles filmes americanos, onde as pessoas se conhecem nos aviões..agora vai ser ainda mais fácil!
      Para o negócio, pode ser excelente...já me estou a imaginar a caminho de Miami e vir um empresário de sucesso ter comigo "Gostei do seu CV! Podemos conversar?".

      Eliminar
  2. Confesso que perante estas notícias tenho sempre 2 sentimentos antagónicos: concordo perfeitamente com a Joana quando diz "Gostei, quando parece que já não há nada para inventar, aparecem estas coisas." - o génio criativo faz-nos sentir vivos e estas "novidades" acabam por potenciar novas criações/ideias; mas por outro lado, o que considero ainda mais importante é o facto de quem não quiser revelar a sua identidade e não quiser ser encontrado, poderá ter a sua vontade respeitada... é que a sensação de "the big brother is watching you" pode ser asfixiante.

    ResponderEliminar