sexta-feira, 14 de junho de 2013

Chocolates Milka - Tryvertising

A Milka Chocolates criou um projecto para o lançamento do snack Milka Snax. Este projecto tinha como objectivo, permitir aos consumidores registados numa plataforma de Tryvertising, a experimentação gratuita dos snacks, mediante o preenchimento de um relatório sobre a experimentação do produto. Este projecto contou com a participação de 2000 consumidores e foram publicadas mais de 800 fotos em “momentos de degustação e convívio entre amigos e os seus Milka Snax”. Estas fotos são uma forma de comunicação positiva que associam o produto da Milka a bons momentos. Os 20 participantes mais activos, no final do projecto, receberam um pack Milka Snax. Este é um exemplo de Tryvertising em que o consumidor experimenta o produto e depois faz comentários acerca deste. Esta é uma forma de comunicação e de passa-palavra. Apesar de as empresas estarem expostas a algum risco, porque são os próprios consumidores a falarem pela marca, o projecto da Milka concluiu com sucesso. Neste caso foi utilizado um blog para os consumidores que estavam a experimentar o snack fazerem os seus comentários.


1 comentário:

  1. Atualmente as empresas/marcas têm uma maior necessidade em conhecer, entender e compreender o seu público-alvo. Assim, criam e desenvolvem estratégias para conseguir obter conhecimentos e respostas… Neste caso específico a marca entendendo a forma como se comporta o seu consumidor deu a oportunidade e incentivou os seus clientes a experimentarem o seu produto e pediu que, através da publicação num site que disponibilizaram, estes partilhassem a experiência, os amores e dissabores do produto. Esta é uma ideia inovadora, mas qualquer implementação de estratégia tem as vantagens e desvantagens. Passo a identificar alguns aspetos positivos e negativos referentes ao Tryvertising:

    Vantagens: O consumidor é parte integrante da marca, um agente, que através da comunicação em meios digitais ou físicos beneficia o marketing tanto a nível viral como digital; O consumidor tem a oportunidade de experimentação do produto/serviço e tem o poder de decisão quanto à sua qualidade, esta informação irá trazer vantagens para as empresas para que consigam a adaptar os seus produtos as necessidades dos seus consumidores; Através da informação que os consumidores passam às empresas, a partir desta experiência, fazem com que a própria empresa detenha informações que os seus concorrentes não têm.

    Desvantagens: Nem todos os produtos são passíveis deste tipo de estratégia; O tryvertising não garante a fidelização dos clientes que passaram por esta experiência visto que cada vez mais os consumidores não seis fieis às marcas (não é regra); A imprevisibilidade do comportamento do consumidor é outro aspeto que poderá contribuir para o fracasso desta estratégia.

    Estas razões que foram enunciadas acima são simples mas, quando devidamente ponderadas, poderão contribuir para o sucesso ou fracasso das empresas que adotam o tryvertising como um modelo/estratégia de negócio.

    Retornando ao caso especifico da Milka, esta estratégia foi um passo positivo para a construção da marca.

    ResponderEliminar