domingo, 16 de junho de 2013

Laboratório secreto da Google revela projeto Loon: Balões estratosféricos para levar internet a todos

O  laboratório secreto do gigante da internet  – o Google X - acaba de revelar o seu novo projeto com o qual pretende levar a internet a todos os habitantes do planeta. A ideia é tão simples que parece louca, mas a verdade é que já está a ser testada na Nova Zelândia. Os engenheiros da Google pretendem cobrir o planeta com gigantescos balões estratosféricos que enviam sinal wifi a todo o lado.
Dois em cada três habitantes do planeta não está online, mesmo que queira e tenha condições económicas para isso. Simplesmente habita num local onde não há qualquer cobertura. Os engenheiros do laboratório secreto da Google – o Google X – pretendem resolver o problema com uma rede de grandes balões – semelhantes aos balões meteorológicos – que enviarão o sinal wifi desde uma altitude de 20 quilómetros.
O projeto Loom começou a ser desenhado este ano mas já está em fase de experimentação na Nova Zelândia, onde 30 balões já foram lançados e estão agora ligados a antenas recetoras especiais para testar a qualidade do sinal. O laboratório secreto Google X é o mesmo onde nasceram os Google Glass e que começou o projeto dos automóveis auto-comandados.
A tecnologia e a ciência por trás deste projeto é bastante simples. Os balões são colocados a uma altitude de 20 quilómetros, na estratosfera, e os engenheiros da Google são capazes de os controlar a partir do posto de comando. os balões utilizam as duas correntes existentes àquela altura, para os movimentar no sentido leste-oeste ou na direção oposta. Pode ver uma explicação mais pormenorizada no vídeo do laboratório Google X mais à frente.
A colocação dos balões a 20 quilómetros de altitude obedece a duas razões fundamentais para o sucesso do programa. Por um lado, é aqui que se encontram as correntes de ar que os engenheiros pretendem utilizar para movimentar os balões. E por outro lado, esta é uma altitude segura para o tráfego aéreo, uma vez que a imensa maioria dos aviões voa até uma altitude de 10 quilómetros e os balões meteorológicos estão colocados a uma altura de 25 quilómetros.

Sem comentários:

Enviar um comentário