sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Seguro de saúde para nativos digitais

"Oscar" - um seguro de saúde lançado por uma startup sediada no Silicon Alley em Nova Iorque.
Este seguro procura ser diferente, dando ao consumidor o controlo, focando a sua área de atuação no online, na interatividade e apostando num design operacional. Pretende também que a experiência do consumidor passe por um uso fácil do seguro de saúde.
O produto parece estar orientado para um nicho de mercado caracterizado por um público jovem, urbano e com relativa educação.



Para usar o seguro, o cliente deve registar-se no site Oscar (https://www.hioscar.com/), o que lhe permitirá ter acesso 24h a um serviço de consulta médica e a uma cronologia (estilo Facebook) dos seus episódios clínicos no médico, hospital, farmácia, etc.

"Users are able to consult with doctors for problems like the flu over the phone (Oscar claims conversations take place within an hour of registering online) and the insurer's site offers a good search functionality for specialists. On the Oscar homepage, first care issues listed include pregnancy, depression, asthma, flu shots, back pain, and acne. (...)
Much like other insurance providers, Oscar collects metrics on medical professionals for performance reviews--but uses them for customer recommendations as well. Using Oscar's web front end, consumers can see whether individual doctors predominantly treat patients in their twenties or thirties, what language the doctors speak, and other metrics."

O seguro Oscar é portanto um exemplo de um produto destinado a uma geração net que, como vimos na aula de hoje, se caracteriza por "viver o momento agora" e por procurar produtos/serviços imediatos, fáceis, adaptáveis e personalizados.

 
Notícia em: http://www.fastcompany.com/3026928/tech-forecast/oscar-is-a-health-insurance-startup-for-digital-natives

2 comentários:

  1. Leonor, considero "lógico" o produto "estar orientado para um nicho de mercado caracterizado por um público jovem, urbano e com relativa educação" como referes, pois se considerarmos a estatísticas do Marktest, os grupos sociodemográficos que apresentam taxas de utilização da Internet acima da média são os jovens pertencentes às classes sociais mais elevadas e os estudantes. (ver notícia http://www.marktest.com/wap/a/n/id~1a70.aspx)
    Por isso, é interessante verificar que na área da saúde já há quem se preocupe com as atuais necessidades do consumidor e de que forma este está disposto a usufruir do serviço: tudo muito rápido, no conforto do lar, ao menor custo, com a preferência de custo zero!

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    1. Concordo plenamente com o que a Eduarda referiu e ainda acrescento que o mercado da saúde é dos mais reticentes em relação à tecnologia (falo por experiência de staff nos colóquios de informação e saúde com debates com o Departamento de Comunicação, o de Marketing e o de Informação do Hospital São João).

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