sábado, 1 de março de 2014

Quem usa quem?


A Apple e a Walt Disney estão de "mãos dadas" num novo projeto: serviço de filmes. Lançado a 26 de Fevereiro do ano corrente com o nome "Disney Movies Anywhere", o serviço permite (apenas) aos utilizadores da Apple, assistir a filmes a partir de qualquer dispositivo da marca, passíveis de serem descarregados no iTunes.
Esta aposta da Walt Disney, baseada na tecnologia cloud, permite aos Millennials desfrutar do serviço em qualquer lado e em qualquer hora, o que é ótimo para esta geração que procura, constantemente, inovação e atualização da marca.

Mas, a questão que se impõe é: quem usa quem? Será a Walt Disney a ancorar-se na marca Apple para atingir um mercado mais amplo, uma vez que as vendas dessa marca têm aumentado? Ou será o contrário, querendo a Apple atrair novos consumidores atendendo a esta nova funcionalidade?

Numa atualidade onde se procura tudo ao segundo e o que demorar um minuto já é definido como tempo desperdiçado, a ideia de disponibilizar filmes na cloud tem tudo para dar certo: segurança, possibilidade de enviar e receber ficheiros e ainda a possibilidade de aceder aos ficheiros a partir de qualquer dispositivo, esteja onde estiver.

Esta estratégia é definida atendendo aos tempos que correm, uma vez que, cada vez mais se conclui que estamos perante uma "Geração Móvel", ou seja, todos os dias a todas as horas o indivíduo não larga o seu dispositivo móvel, seja ele smartphone, tablet, ipod, computador portátil, entre outros.

E a dúvida persiste: terá este projeto o sucesso esperado quando há restrição de operadora? O mercado é vasto Disney, cuidado!

(ver noticia aqui)

2 comentários:

  1. Concordo Eduarda! É uma ótima possibilidade esta alternativa. Mesmo assim, acho que não se deve questionar quem irá ganhar mais com o quê, são duas marcas com grandes potencialidades e notoriedade e que a quota de mercado é alta logo é WIN-WIN na minha opinião. Atualmente, um bom meio é mesmo as parcerias entre marcas porque assim alcançam um maior público e oportunidades num mercado tão concorrente.

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  2. A Apple é claramente uma empresa cuja estratégia é a de diferenciação do seu produto. Embora acaba por ter componentes que se encontram facilmente no mercado, o design, rapidez e fluidez de funcionamento tornam os respetivos clientes como membros de uma espécie de clube restrito. Esta parceria com a Walt Disney acaba por enfatizar ainda mais essa imagem, sobretudo com o pormenor da exclusividade para utilizadores da Apple.
    Ao mesmo tempo, ambas as empresas estão a tirar proveito dos avanços tecnológicos (o Cloud) e da, cada vez mais popular, internet móvel.
    Esta, a meu ver, é uma relação perfeitamente win-win na qual ambas tiram proveito uma da outra. Por um lado, a Apple reforça o conceito de exclusividade da marca através deste tipo de parcerias e serviços. Por outro lado, a Disney consegue reforçar a sua presença num segmento de clientes mais high-tech. Este segmento é maioritariamente composto pelos Millennials, como referiste e bem, que se traduz na que é provavelmente a geração com menos paciência dos últimos tempos – “quanto menos tempo e trabalho exigir, melhor”. Portanto, ter um filme da Disney, no nosso* iPhone/iPad a qualquer momento e em qualquer lugar é claramente uma solução confortável para o cliente.
    Empresas deste “gabarito” têm excelentes equipas a trabalhar para que não haja mais nenhuma outra possibilidade senão a do win-win ;)




    Por acaso não tenho nenhum ;)

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