quarta-feira, 12 de março de 2014

Shipment Revolution?

Os menos otimistas chamar-lhe-hão "miragem". Eu chamo-lhe evolução tecnológica e acredito que esta tecnologia vai revolucionar a forma como compramos online! Os drones são uma realidade bem presente e a Amazon parece estar na crista da onda.

Apesar de todas as condicionantes que esta tecnologia aparenta ter, acredito que à medida que o tempo for passando poderá tornar-se viável e utilizada de forma massiva. Qualquer emergência, necessidade de última hora poderá ser satisfeita numa questão de minutos!
Qual a vossa opinião sobre o futuro dos "drones"?

4 comentários:

  1. Que loucura! Não fazia ideia de que isto estava a ser planeado! Aqui percebe-se perfeitamente a gestão de clientes... Os que irão pagar por um serviço especial e os que preferem a compra tradicional.

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida uma grande aposta no desenvolvimento tecnológico! Cada vez mais as empresas precisam dar respostas rápidas e eficazes às necessidades dos seus clientes para os manter satisfeitos e, consequentemente, fiéis à marca.
    No entanto, como é indicado nesta notícia (http://www.publico.pt/mundo/noticia/homem-tentou-introduzir-droga-numa-prisao-australiana-com-um-drone-1627702), "o uso comercial ou civil de drones não é novo" mas é crucial que a utilização dos mesmos seja também aproveitada para o bem social, isto é, na ajuda de operações de salvamento, resposta a emergências, entrega de medicamentos em zonas de difícil acesso, entre outras.
    Deixo aqui um link que explica como a utilização de drones poderá ser considerado um factor de transformação de muitas indústrias e comércio como as conhecemos hoje: http://www.publico.pt/mundo/noticia/para-alem-das-encomendas-da-amazon-1621096

    ResponderEliminar
  3. Efetivamente, o mundo abre-se aos drones que permitirão, como referiu a Rita, dar resposta a uma variedade de situações.
    Veja-se mais um exemplo. O Facebook pretende adquirir drones solares, através da aquisição da Titan Aerospace, para fornecer acesso à internet aos 2/3 do planeta que ainda não têm acesso ao serviço. A ideia é criar um centro básico para a internet que permita aceder à web, às redes sociais e trocar mensagens simples.

    Notícia em:
    http://greensavers.sapo.pt/2014/03/15/facebook-quer-utilizar-drones-solares-para-permitir-o-acesso-a-internet-em-todo-o-mundo/nggallery/image/drone-solar_2/#ngg-gallery-2fe42d0978c76f4e199e30e6598b283a-63914

    ResponderEliminar
  4. Ora isto é que é falar em Internet Imediata e velocidade de resposta... Este cenário poderá ser ainda um "protótipo", pelo que não sei ao certo se qual a viabilidade financeira no curto prazo, mas certamente revolucionará o traking de encomendas e expedição!! Parece-me que o professor Rui Alves terá de reestruturar a cadeira de Logística e Gestão de Operações em Serviços...

    ResponderEliminar