quinta-feira, 3 de abril de 2014

Lançamento do novo cacau quente com final imprevisto

Acabei de visualizar o vídeo que a seguir estará disponível. Foi uma iniciativa da organização Inspirit, que decorreu no Centro Comercial Oeiras Parque, e há quem denomine esta iniciativa de marketing social.
O objetivo era que alguns consumidores, escolhidos aleatoriamente, provassem o novo cacau quente e dessem a sua opinião. Como uma simples e comum prova de bebidas novas que decorrem em supermercados, hipermercados, na rua, ou noutro local.

O resultado desta "prova" foi o seguinte:


O objetivo deste tipo de marketing é o de "atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição". Antes de ter lido a notícia, achei que seria mais um simples e abusivo contacto com os consumidores.
Mas, para quem viu o vídeo (como eu), a definição faz todo o sentido.

E agora com as questões ultimamente referidas em Web Marketing, na complementaridade do offline com o online, com vista a melhores resultados, achei que esse era um segundo motivo para vos partilhar.

O que vocês acham desta campanha?

6 comentários:

  1. Excelente exemplo Hélder! Quando falaste, no início, de marketing social não percebi como uma prova de cacau podia atenuar ou até mesmo eliminar problemas sociais. No entanto, depois de ver o vídeo fiquei logo esclarecida! Infelizmente é a realidade de muitas crianças no mundo e, a mudança desta situação, está nas mãos de todos nós. Mais uma vez, excelente campanha da agência BAR para a ONG Inspirit.

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente. Cada vez mais se fala das questões sociais e, ao início pensei o mesmo. Lembrei-me de algumas publicidades/campanhas que, num primeiro, segundo ou milésimo contacto fica difícil perceber a relação, em que aspetos é que realmente coincidem com a entidade que a lançou. Um dos primeiros pensamentos que me surgiram quando vi "alguém" a associar esta campanha a questões sociais foi: estão desesperados e fizeram a primeira coisa que lhes veio à cabeça. Mas felizmente eu estava enganado. Acho que vale a pena sensibilizar, obviamente, para estas temáticas e o online veio mesmo impulsionar em grande escala, já que também vi e revi este vídeo. Se assim não fosse, provavelmente nunca a teria visto, já que eu não estive no Centro Comercial Oeiras Parque.

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada por esta partilha! No início também não estava a perceber o porquê de cacau estar associado a marketing social, depois que vi o vídeo, faz todo e qualquer sentido. Uma campanha de sensibilização muito bem planeada! Sensibilizou-me...

    ResponderEliminar
  4. Não sou grande fã de chocolate como muitos sabem mas até a mim me sensibilizou! Acho que realmente é um ótimo exemplo de que o marketing não serve só para "vender" e "promover as caraterísticas de um produto" de forma criativa e comunicativa.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar