quinta-feira, 5 de junho de 2014

Digital???

Michael Leander, especialista na ferramenta de comunicação Marketing Direto, esteve em Portugal, a propósito da conferência “Direct & Digital Marketing”, organizada pela Mediapost, e deixou alguns conselhos aos marketeers, que valem a pena reproduzir.

Digital:
Risco ou oportunidade?
Oportunidade. As tentativas de aproximação das marcas aos consumidores devem refletir o que estes querem agora e num futuro próximo. Depois, o digital tem o potencial de ajudar a educar e a nutrir a relação com os públicos.

Um canal ou o canal?
Um canal. Prova disso é o facto de 25% das audiências ainda preferirem o papel, como mostram alguns estudos, a dificuldade dos social media em promover um bom retorno do investimento de marketing e os negócio com maior sucesso serem os que têm uma presença omnicanal.


Presente ou futuro?
Futuro. Nesse sentido, o modo de trabalho dos profissionais de marketing terá de alterar ainda mais. O digital tem de ser encarado mais como uma ciência do que com uma arte. Tal trará mais desafios, é certo, mas também mais benefícios para as marcas. Uma campanha digital só deverá ser apelidada de boa, se atingir ou ultrapassar os objetivos definidos, durante a fase de planeamento, conclusão a que não se pode chegar só com base em taxas de cliques ou de conversão.

… E refletir.
Ao longo das aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico, observámos vários exemplos que mostram a implementação do digital na vida quotidiana dos consumidores, pelo que não considerar este canal seria ignorar uma realidade que afeta todas as variáveis do marketing mix. Relativamente aos outros dois pontos, isto é, o facto de tratar-se de apenas mais um canal e de “estar para ficar”, basta olharmos para o peso ainda significativo da televisão no investimento publicitário e na compra de smartphones, respetivamente.


2 comentários:

  1. O digital é um mundo. Mas não um mundo fechado, um mundo que é alimentado pelas interações e contributos de cada um de nós. Prevejo um bom futuro neste âmbito, dado que assistimos - quase diariamente - a constantes melhoramentos que o traduzem numa oportunidade, não só de negócio mas de proliferação de ideias e informações úteis. Há que focar esses aspetos positivos, não descurando, claro, aquilo que de mau o digital pode trazer (mas nada neste mundo é perfeito!). A verdade é que o poder humano dificilmente será ultrapassado. Mas o online e o digital vão estar sempre cá, e cada vez mais inovadores, para nos ajudar a viver este mundo ao máximo. Os comunicadores, os marketeers, os engenheiros informáticos e todos os envolvidos nesta melhoria contínua devem dar o seu melhor.

    ResponderEliminar
  2. Arrisco-me a dizer que no futuro não "viveremos" sem o digital. Utilizando uma expressão muito popular "o problema costuma estar entre a cadeira e o computador", como tal, denoto que, cada vez mais, existe uma necessidade de constante comunicação e melhoria contínua.
    Os comunicadores, os marketeers, os engenheiros informáticos, foram apenas os pioneiros. De momento, todos nós somos peças chave para a construção e inoção de novas tecnologias. Cabe a cada um de nós saber usar essa tecnologia, nunca descorando os valores morais e éticos, que nos têm vindo a ser incutidos.

    ResponderEliminar