quarta-feira, 18 de março de 2015

Dress to impress

Num mundo virtual onde a quantidade de informação é enorme e a capacidade de retenção da atenção dos consumidores é reduzida, é necessário que as empresas consigam utilizar as estratégias adequadas para captar a atenção, para a mensagem que querem transmitir.

Mas como fazer isso num universo capitalizado por selfies, memes, notícias de celebridades, spamsites e blogs sobre tudo e sobre nada? Como fazer passar uma mensagem de forma a que ela seja, efectivamente, lida, adquirida e partilhada?

Podemos usar a inovação para criar algo de novo, nunca antes visto, podemos impor um produto ao cliente, através de publicidade massificada, da utilização de várias plataformas ao mesmo tempo, podemos promover a co-criação, procurando conhecer melhor os interesses do cliente.

Ou então podemos usar o "barulho" da internet, o buzz momentâneo e capitalizá-lo. Não foi uma empresa, mas sim o que fez o Salvation Army sul-africano, ao aproveitar a notícia viral do momento (há algumas semanas) para centrar a atenção dos utilizadores das redes sociais num assunto de interesse público: a violência doméstica.


Esta ONG pegou no sucesso viral #TheDress, que questionava as pessoas sobre se um vestido era branco e dourado, ou azul e negro, e utilizou-o para chamar a atenção das pessoas para um assunto que tantas vezes passa despercebido, utilizando o trocadilho das cores do vestido, com as cores das marcas da violência: "Why is it so hard to see black and blue?". 

Em apenas 15 horas, esta imagem foi partilhada 11000 vezes. É ou não um bom exemplo de Marketing Viral?

3 comentários:

  1. Ia mesmo fazer uma publicação sobre este assunto. Considero a ideia genial! Pegaram numa notícia que tinha criado buzz pelas redes sociais para passarem uma mensagem real e importante. De um assunto que poderia ser considerado fútil (como a cor de um vestido), conseguiram estabelecer uma ligação com um assunto que merece tanto a nossa atenção como é o caso da violência doméstica. Não foi uma grande marca a fazê-lo, mas sim uma Associação, o que torna tudo ainda mais interessante!

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  2. Honestamente não tinha conhecimento disto, mas acho realmente fantástico! Quando se deu essa história do vestido eu achei aquilo ridículo e que não iria servir para nada tal discussão, mas pelos vistos estava enganada.. Considero sempre mais difícil uma Associação chamar à atenção, visto a maioria ser até sem fins lucrativos, por isso, há que aproveitar este tipo de 'buzz' nas redes sociais para de facto, surpreender e chamar à atenção! Eu achei incrível!

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  3. Tal como os meus colegas considero uma ideia bem conseguida e um ótimo exemplo de marketing viral.
    Aproveitaram este buzz que foi gerado em torno do vestido e da sua cor (um dos tópicos mais falados nas redes sociais durante dias - buzz momentâneo) para aumentar o conhecimento em relação a esta Associação e apelar para um tema sério e que merece toda a nossa atenção.
    Tendo em conta que a capacidade de retenção da atenção dos consumidores é reduzida, esta ONG conseguiu mobilizar atenções em torno desta causa, nomeadamente que um nº elevado de internautas transmitisse a mensagem (passa-palavra). Acho que foi realmente eficaz aproveitar esta oportunidade e aplicar esta ideia a algo realmente importante.

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