quarta-feira, 22 de abril de 2015

SEO – Search Engine Optimization

O SEO corresponde à otimização de procura nos motores de busca das nossas Keywords.
As nossas palavras chave são a forma de aparecer nos primeiros lugares quando alguém pesquisa sobre o nosso negócio – Google Search.

Tem como passos principais:
Definir as palavras chave do nosso negócio,
Investigar as keywords adotadas pelos nossos concorrentes, nos seus sites.

No Google Trends conseguimos verificar as tendências do momento, é um trabalho sistemático, a fazer por ex. semanalmente.
No Google Analitycs, devemos primeiro registar a empresa, receber código e inserir no nosso site nas diferentes páginas. Após, devemos inserir as Keywords no nosso site.
Periodicamente receberemos relatório de atividade enviado gratuitamente pela Google. Este é um investimento de longo prazo mas de custo baixo.
Para anular esta estratégia das empresas, a Google, altera periodicamente o algoritmo do motor de busca e para muitos pode ser uma verdadeira catástrofe.

Na sequência do post da Rita Andrade, muito pertinente pela importância para uma estratégia de sucesso do Marketing Digital, esta notícia é de ontem 21 de Abril:

Hoje a gigante dos motores de busca vai alterar o núcleo da tecnologia que usa para processar a informação no Google. Quem não tiver um site pensado para o ambiente móvel vai sair muito prejudicado.
O que pode ser bom para os consumidores, pode ser muito mau para quem tem uma empresa. A Google já tinha anunciado e hoje, 21 de abril, é o dia: uma alteração no algoritmo do motor de busca vai dar destaque aos sites que são mobile-friendly, o que para muitas empresas significa uma descida acentuada no ranking da tecnológica norte-americana.

E o caso pode ser tão dramático para algumas empresas que o caso já está a ser apelidado de mobilegeddon, isto, o armagedão de muitas organizações. Isto porque para muitos negócios online, uma boa posição no Google significa maior entrada de receitas. Uma má presença significa justamente o oposto.
A Google já tinha anunciado a mudança em fevereiro e disponibilizou ainda informação para que os programadores pudessem adaptar as páginas Web para que sejam compatíveis com dispositivos móveis.
O risco desta mudança está junto das páginas de pessoas que não têm conhecimento da mudança que vai decorrer nos próximos dias e que vai alterar de forma significativa os resultados do Google Search.

Um estudo da empresa de marketing online Somo mostra também que sites ligados a entidades de renome - União Europeia, Windows Phone, Nintendo, Ryanair, Versace e Danone, por exemplo - podem sair bastante prejudicados caso não façam as devidas alterações no código das respetivas páginas online.
Os sites que são responsivos, que têm letras grandes e cuja navegação entre links seja facilitada estarão de acordo com as novas exigências da Google, algo que será "favorecido" nos resultados do motor de busca.

Esta é uma forma da gigante de Mountain View obrigar os administradores dos sites a adaptarem as páginas às novas exigências de consumo. De acordo com o Business Insider, 60% do tráfego online já é gerado por dispositivos móveis.

Aqui podem ler a notícia original:
http://tek.sapo.pt/noticias/internet/google_altera_algoritmo_do_motor_de_busca_e_p_1438328.html

No nosso trabalho de grupo abordamos este tema nos capítulos 5.2 e 5.4.
Numa lógica SEO as organizações adquirem vantagem fazendo um trabalho consistente?
Fico na expetativa dos vossos comentários

2 comentários:

  1. O SEO é um processo demoroso e bastante estratégico. Tive a oportunidade de trabalhar com uma colega especialista em Content Marketing e parece-me que a pior parte foi mesmo quando entramos por aqui. Não é fácil, sobretudo num mundo onde a concorrência é cada vez mais forte. Mas é uma "ferramenta" muito útil. Muito bem!

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  2. Esta medida da Google vem, não só, demonstrar o poder da Google no mercado virtual actual, como realçar a importância do posicionamento das marcas relativamente ao mundo virtual. Por essa razão, já muitas marcas (inclusivamente em Portugal) já alteraram os seus sites. O mundo virtual não já não se resume aos computadores e quem ainda não percebeu isso, sairá prejudicado muito brevemente.

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