terça-feira, 15 de março de 2016

A app que promete ajudar deficientes visuais a "verem" o mundo!

A tecnologia quando bem empregue pode ser uma mais-valia para os seus utilizadores ao lhes possibilitar um melhor nível de qualidade de vida!

Nos últimos dias têm sido apresentadas no blog várias inovações tecnológicas associadas à área da saúde, hoje apresento-vos mais uma, agora em prol de um melhor futuro para os deficientes visuais!

“Aipoly Vision” é o seu nome: este é um aplicativo que permite fazer uma leitura de elementos através da câmara do telemóvel e os descreve em áudio aos seus utilizadores. Graças à sua rápida identificação de objectos, é possível fazer cerca de 3 registos por segundo.

Este aplicativo compatível com os dispositivos IOS pretende ajudar no dia-a-dia de pessoas invisuais reconhecendo e transmitindo os objectos à sua frente. Embora apenas disponível na língua inglesa, esta ferramenta permite alternar na identificação de objectos e de cores, sendo esta última igualmente útil.

Ao contrário de outras aplicações anteriormente lançadas, esta não necessita da existência de uma ligação à internet para o seu funcionamento. No entanto, caso a app esteja a ser utilizada com ligação à internet, é possível sugerir nomes mais adequados à medida que o utilizador vá identificando os seus objectos.
Esta intervenção do utilizador contribui para uma melhoria contínua da app que beneficia assim de um enriquecimento “de forma gratuita”. Proporcionando um serviço cada vez mais robusto ao dispor do utilizador, esta promete ser uma app que permitirá aos invisuais “enxergar o mundo”.

O vídeo que se segue está absolutamente incrível e descreve bastante bem o potencial desta aplicação, incluindo o testemunho de duas pessoas invisuais. 




Fonte: Exame

3 comentários:

  1. Sem dúvida, que o setor da saúde tem sofrido uma grande evolução com a evolução tecnológica e têm sido criadas muitas apps nesta área. Especificamente esta app é uma grande evolução e será, sem sombra de dúvida, uma grande ajuda para as pessoas invisuais. Os smartphones cada vez estão mais adaptados para serem usados por invisuais, permitindo-lhes assim que possam acompanhar os benefícios destes avanços tecnológicos. Juntamente, têm sido criadas algumas aplicações que facilitam muito a vida dos invisuais e que têm contribuído para a sua melhor qualidade de vida, sendo esta aplicação um bom exemplo disso.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. É para isto que a inovação serve, se não for para ajudar quem precisa e para tornar a vida de todos melhor então porque existiria? Esta é das coisas mais espantosas que já vi, ajudar este leque de pessoas que por tanto passam é incrivel.. não só pelo facto de os ajudar em todo o lado, desde o simples andar, às compras ou até puro divertimento e alegria por saberem exatamente o que os rodeia. Além disso, esta é uma aplicação que ainda consegue evoluir muito, tornando cada vez melhor a vida dos invisuais e dando-lhes esperança para muitas coisas, pois todos nós ansiamos sempre por mais e melhor!

    ResponderEliminar