quinta-feira, 10 de março de 2016

O Marketing Viral chegou à Zara!


As exigências de uma jovem residente numa pequena terra do interior da Catalunha estão a fazer "mossa" no gigante mundial dos têxteis!
Segundo o artigo da revista Visão (http://visao.sapo.pt/actualidade/sociedade/2016-03-09-A-adolescente-catala-que-declarou-guerra-a-Zara) as exigências, embora razoáveis mas muito pertinentes porque aborda o tema da discriminação - tanto em voga nos dias de hoje!

"A primeira exigência é que em todas as lojas do grupo Inditex ( Zara, Massimo Dutti, Pull&Bear, Stradivarius...) sejam eliminados os manequins anoréticos com que Anna se deparou numa loja em Terrassa, na Catalunha. A segunda é que todos as roupas passem a ter números grandes. A iniciativa ganhou um tal mediatismo que, segundo confessou a jovem ao diário espanhol La Vanguardia, a surpreendeu: "Mas estou muito orgulhosa por poder ajudar quem se sentiu afetado por estas práticas".
Será que a Anna vai curvar o gigante e fazê-lo mudar os seus processos? Falando apenas de distribuição, são mais de 2 mil lojas em todo o mundo!

Para já, a jovem de 18 anos juntou mais de 100.000 aderentes à "sua causa"!!!

2 comentários:

  1. Olá Albino! Um bom exemplo de como o consumidor ganha cada vez mais poder e consegue desestabilizar as marcas, mesmo gigantes mundiais como a Zara. Já em 2011 a Zara esteve envolvida no escândalo do recurso a trabalho escravo no Brasil, que ganhou dimensões inimagináveis através dos "megafones digitais". Atualização: a loja em Terrassa já retirou os ditos manequins da montra...vamos ver se consegue reagir ao buzz negativo como aprendemos nas aulas e até virá-lo a seu favor!

    ResponderEliminar
  2. Parece que a atitude ativista desta jovem deu mesmo resultados! Depois da retirada dos manequins ditos "anoréticos" na loja em Terrassa, o grupo Inditex veio agora dar mais um ar da sua graça em resposta a petição da jovem que reuniu mais de 100 mil assinaturas! A Zara passará a vender roupas em tamanhos XXL das suas novas colecções , por isso, não estranhem ver roupas de tamanhos maiores numa das próximas visitas às lojas da Zara.

    ResponderEliminar