sexta-feira, 8 de abril de 2016

Aula de impacto

Em 2015, as estradas portuguesas registaram 464 mortes. No ano novo, a contagem regressou a zero. Mas só nas primeiras vinte e quatro horas de 2016, o número já ia em sete.

A urgência é grande e ganha ainda mais relevância quando muitas das vítimas são jovens condutores, que têm acidentes fruto de comportamentos de risco como a condução sob o efeito do álcool, a privação de sono, ou a utilização do telemóvel ao volante.

Atenta a estas tendências, a Brisa lança o projeto intitulado "Aula de impacto", que vai ao encontro essencialmente dos condutores do futuro... ainda antes de estes serem condutores!

Trata-se de uma primeira aula de condução diferente e marcante para um grupo de jovens, que contou com o apoio da Sara, do Pedro, do João, e do Bruno, sobreviventes de acidentes graves, que expõem os alunos aos efeitos reais, muitas vezes fatais e quase sempre evitáveis, de uma condução perigosa. 

O resultado foi um vídeo (cuja visualização recomendo vivamente) que à semelhança de muitos outros hoje em dia (vimos na aula o exemplo da Budweiser), pretende cativar emocionalmente o público alvo.



Esta foi, na minha opinião, uma estratégia de marketing social fantástica por parte da Brisa e uma forma eficaz fazer chegar ao cliente (neste caso os condutores) a responsabilidade e o que está em jogo quando se conduz na via pública.

Para mais pormenores do projeto consultar http://www.auladeimpacto.com/ 

2 comentários:

  1. Achei uma campanha muito interessante esta estratégia para fazer reflectir aos jovens sobre os riscos que se tem em quanto á responsabilidade de conduzir pelas estradas, mas tambem acho que os jovens vao ficar sem vontade de quer conduzir, porque tambem parece uma campanha assustadora, já que isto é aplicado na primeira aula de conducao, provavelmente achava melhor se fosse nas ultimas aulas.

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  2. De facto é impossível ficar indiferente ao vídeo da Brisa, acho que é uma exelente medida preventiva adotada pela marca. Apesar de existirem sempre pessoas a facilitar com o álcool ou com o telemóvel, acredito que as marcas ao adotarem estratégias de marketing que evidenciem a sua preocupação com os acidentes rodoviários e consequentemente com as pessoas, por um lado estão a beneficiar-se, porque sensibilizam o cliente tornando a marca mais conhecida porque foi a que elaborou tal vídeo, mas também é bom para o cliente, que pode tomar consciência de que é necessário ser responsável na estrada.

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