quinta-feira, 7 de abril de 2016

Saúde digital - Novo portal da saúde já arrancou

Marcar consultas, solicitar a renovação de receitas sem ter de ir ao centro de saúde e acompanhar os tempos de espera nas urgências, consultas e cirurgias. Estas estão entre as principais funcionalidades do novo portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), divido em quatro áreas-chave: SNS, Institucional, Cidadão e Profissional.
A marcação de consultas online, renovação de medicação e simulação e pedido de isenção de taxas moderadores são opções a que o paciente poderá aceder no campo "Cidadão", enquanto na zona "SNS" se encontram as redes de serviços primários, hospitalares, cuidados continuados e informações sobre medicamentos.
Paralelamento, no espaço dedicado aos professionais, estão disponíveis normas e orientações clínicas, bem como a gestão e planeamento de recursos humanos; ao passo que a área "Institucional" dá acesso ao Plano Nacional de Saúde, aos Programas de Saúde Prioritários e Sistemas de Informação da Saúde. Ao dispor dos utilizadores do portal estão também notícias, aplicações móveis desenvolvidas pelo ministério da Saúde para dar apoio ao utente, como a TE.M.S, eMed.pt, dador.pt e Dador CHVNG, ou, ainda, informações estatísticas que visam dar aos cidadãos a "real dimensão do trabalho que o SNS faz diariamente". Nos próximos meses, o desafio será disponibilizar, em tempo real, todos os dados dos serviços de saúde e completar a informação que está acessível como os tempos de espera de todas as urgências, consultas e cirurgias. A principal preocupação governamental é que toda esta informação seja "perceptível para os utentes e usada para melhorar a relação de confiança com os serviços públicos".


Fonte: Revista Smart Cities (Janeiro, Fevereiro, Março 2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário