domingo, 12 de junho de 2016

A planta que carrega telemóveis

A Arkyne Technologies é uma empresa de Barcelona que desenvolveu um produto original: uma planta que consegue carregar a bateria de telemóveis.
Este novo projeto denominado por Bio Lite, consiste numa planta que utiliza o processo de fotossíntese para transformar a luz solar em eletricidade.  

Segundo os responsáveis do projeto, o processo de ‘instalação’ é relativamente simples: basta puxar o cabo USB de dentro do vaso, adicionar água, colocar a planta dentro do vaso e tapar com terra. Mas, afinal, como é que este ‘milagre’ acontece? É que, dentro do vaso, é colocada uma célula biológica com uma capa de biomassa sólida e uma solução biológica micro-orgânica que é ativada quando entra em contacto com água. Além disso, entre estas camadas é inserido um circuito eletrónico interno que armazena a energia e há também uma cavidade para permitir o fluxo de oxigénio. Assim, é gerada energia suficiente para se conseguir carregar a bateria de um telemóvel três vezes por dia à mesma velocidade com que se carregaria o terminal através de uma porta USB de um computador.

No entanto, o objetivo não passa apenas pela inovação tecnológica mas sim sensibilizar as pessoas para um futuro mais sustentável pois “as plantas que nos alimentaram no passado, alimentaram as nossas cidades no futuro”.
É possível saber mais detalhes deste projeto no vídeo abaixo.



Sem comentários:

Enviar um comentário