domingo, 26 de fevereiro de 2017

Nada pára a Era Digital, nem um muro


Na aula desta semana falámos das novas ferramentas de comunicação da Era Digital, que se caracterizam por uma elevada interatividade e no âmbito das quais o fenómeno do “word of mouse” ganha uma importância crescente e notável.
Notem o seguinte exemplo, que aconteceu recentemente, bem perto de nós, a uma marca de brinquedos mundialmente conhecida.

O jogador do FC Porto Miguel Layun foi, ontem, ao Toys’R’Us do GaiaShopping, provavelmente para comprar um disfarce de Carnaval. À entrada, o jogador mexicano deparou-se com um muro, um sinal de Stop, um polícia e duas setas, uma a apontar para “México” e outra para “USA”. Se houve quem se sentisse indiferente ou até achasse piada ao sentido de humor dos decoradores da loja, esse não foi o caso do jogador, que depois de captar uma fotografia a postou e comentou, desfavoravelmente, nas suas contas do Twitter e do Instagram.


O que aconteceu a seguir já não surpreende ninguém. A imagem do jogador internacional foi partilhada rapidamente por milhares de pessoas nas redes sociais. Ainda ontem o JN, o Público, o Observador e a TVI24, entre outros, noticiaram o episódio online, que teve direito a destaque na emissão do Jornal da Tarde da RTP1, de hoje.

Episódios como este são cada vez mais frequentes e desafiantes para as marcas. Independentemente da nossa opinião pessoal sobre a criatividade dos autores do cenário, daqui podemos retirar uma lição para nós estudantes de Webmarketing.

Concordam? O que é que vocês acham?

1 comentário:

  1. Sara, e todos vocês!

    Hoje em dia, tudo é divulgado de uma forma tão, mas tão rápida... Sem dúvida que as Redes Socias foram os grandes contributos para esta divulgação. Agora, é preciso ter em conta que pessoas "influentes" têm um impacto muito maior quando publicam algo que gostam ou não. Por isso mesmo, estas pessoas opinarem sobre o serviço de qualquer empresa vai sempre originar um maior efeito. Por isso, e tal como demos na aula, o uso frequente das empresas, de pessoas "conhecidas" para falarem d sua marca, é cada vez mais recorrente.
    Para além de achar que não tenha sido algo relevante, a verdade, é que só pelo facto de ter sido anunciado por um jogador de futebol conhecido, criou logo um "boom" de noticias e partilhas.

    Creio que não respondi bem à tua questão Sara, dei mais um pouco a minha opinião sobre a influência que pessoas "conhecidas" têm sobre os media e as consequências que poderão acontecer sobre as marcas.

    Obrigada,

    Joana Pinto

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