domingo, 26 de março de 2017

Conhecimento e aprendizagem online

As principais fontes de informação evoluíram ao mesmo nível que a internet. Deixamos de consultar enciclopédias impressas para consultar a Wikipédia – a enciclopédia digital que rivaliza com a Encyclopedia Britannica em termos de incorreções. Passamos também a confiar na obtenção de respostas rápidas através do Google.No entanto, existem agora novas formas não só de consultar a informação, como também de aprender e adquirir novas skills, que se irão aqui tentar analisar. É de distinguir que tanto existem plataformas pagas, como também existem plataformas gratuitas.

Code.org


Uma organização sem fundos lucrativos criada pelos irmãos Hadi e Ali Partovi que tem como objetivo encorajar e ensinar, principalmente a estudantes dos EUA, programação e ciências da computação, de forma gratuita.
A plataforma angariou o apoio de várias personalidades do setor tecnológico, entre os quais Mark Zuckerberg e Bill Gates. Numa fase inicial, os irmãos conseguiram angariar cerca de 10 milhões de dólares para a fundação, oriundos de várias empresas tecnológicas e respetivos fundadores.
Através da sua plataforma, a organização pretende tornar a aprendizagem um processo mais divertido para jovens estudantes, através da gamification do processo de aprendizagem com recurso a elementos familiares aos utilizados – como Minecraft ou a Disney.
De igual modo, a organização também ambiciona ajudar a mudar currículos escolares, fazendo lobbying para a inserção de programação e ciências da computação no programa curricular de escolas nos Estados Unidos.

Code Academy


A Code Academy é uma plataforma online interativa que permite ao utilizador aprender até 12 linguagens de programação diferentes, servindo utilizadores de todo o mundo. A plataforma foi fundada por Zach Sims e Ryan Bubinski em 2011, tendo já passado por várias fases de financiamento por parte de investidores e contava, em Janeiro de 2016, com 25 milhões de utilizadores ativos.

O processo de aprendizagem tem um formato estruturado de forma a que o utilizador vá dando passos pequenos, aprendendo a base dos conhecimentos e começando a caminhar para processos mais complicados.

Coursera
   
É uma empresa tecnológica e educacional fundada em 2012 por dois professores de Stanford – Andrew Ng e Daphne Koller – tendo angariado mais de milhões de dólares de investidores.
A empresa trabalha com universidades e organizações de todo o mundo com vista a oferecer aos utilizadores cursos online, leccionados por professores universitários através de aulas e palestras em formato vídeo e avaliados através de testes e trabalhos online.
A plataforma conta, desde fevereiro de 2017, com 24 milhões de utilizadores, oferecendo cursos e especializações em várias áreas de interesse, desde ciências sociais a biologia, passando por línguas, artes e muitas outras áreas.  É de salientar que, embora os cursos sejam gratuitos, é de salientar que as especializações e os certificados são pagos, permitindo à plataforma uma fonte extra de receita. Além disso a plataforma também conta com programas como “Coursera for Business” e “Coursera for Governments & Nonprofits”, aumentando o nº de potenciais fontes de receita através de parcerias e serviços a instituições.
Khan Academy

É uma organização educacional sem fins lucrativos criada em 2006 por Salman Khan que tem como objetivo fornecer um sítio acessível para as pessoas obterem educação.

O website tem como objetivo fornecer um complemento aos vídeos publicados no YouTube, incluindo exercícios e ferramentas de aprendizagem, material esse acessível também através do meio mobile e de aplicações. Os vídeos no YouTube abrangem diversas áreas, como matemática e história do mundo e o conteúdo criado está disponível em cerca de 36 línguas.
Duolingo

O Duolingo é uma plataforma gratuita que leva a gamification da aprendizagem de línguas a outro nível. Disponível também em modo mobile, e com mais de 150 milhões de utilizadores registados, foi criada pelo professor da Carnegie Mellon University Luis von Ahn e o seu aluno Severin Hacker, tendo, desde a sua criação em 2009, angariado mais de 65 milhões de dólares em financiamento, 45 dos quais oriundos da Google Capital.
Na plataforma, o utilizador é gradualmente desafiado a completar desafios linguísticos. À semelhança do processo normal de aprendizagem, o utilizador começa com pequenas palavras, conjunções, avançando a partir daí para tradução de frases inteiras e cada vez mais complexas.
No entanto, a componente de gamification torna todo o processo de aprendizagem mais entusiasmante, dando tempos limite ao utilizador para responder às 20 perguntas de cada nível, dando-lhe 3 vezes por cada nível a que se propõe testar, dando-lhe moedas para adquirir vidas extra ou mais pontos e mais experience points (XP) dependendo de quantas respostas certas dá.
Quora

Fundada em 2009 por dois ex-funcionários e investidores do Facebook, Adam D’Angelo e Charlie Cheever.
 

A plataforma funciona no formato de Q & A, perguntas e respostas, respondidas pelos utilizados, cujo nome real é requerido para uso do site, em vez de um pseudónimo, com vista a conceder credibilidade às respostas fornecidas, ainda que seja possível dar respostas anónimas.
O objetivo da plataforma é a partilha de conhecimento entre os mais de 100 milhões de utilizadores e conta com respostas dadas por figuras como Barack Obama, Bill Gates, Hillary Clinton, Jimmy Wales, entre outros, apresentando-se como um fórum focado na partilha de conhecimento baseado no respeito mútuo.
Deste modo, é possível concluir que a partilha de conhecimento têm vindo, acompanhado pelo maior acesso a conteúdo educacional e de aprendizagem de cada vez maior qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário