sábado, 22 de abril de 2017

O fim do dinheiro de plástico

No passado dia 18 de abril surgiu a notícia de que, através da aplicação MB WAY, disponível para android, iOS e Windows, os portugueses já podem levantar dinheiro numa caixa de multibanco sem precisar de usar o seu cartão bancário. Para o efeito, o consumidor terá de descarregar a aplicação MB WY:

Posteriormente, basta seguir três simples passos:
  1. Clicar em “Levantar dinheiro” na app MB WAY e selecionar o montante pretendido.
  2. Autenticar-se usando o PIN ou Touch ID. Automaticamente, após a autentificação, é gerado um código de 10 dígitos.
  3. Na caixa de multibanco, pressionar a tecla verde e introduzir o código gerado.


Após estes três passos o utilizador pode escolher se quer receber um talão e, por fim, pode retirar o seu dinheiro.

A app também permite que se envie o código para outra pessoa efetuar o levantamento do dinheiro, seja ela utilizadora ou não do MB WAY: se o destinatário do código for utilizador do MB WAY receberá uma notificação na app e, caso não seja utilizador, o código será enviado através de uma SMS.

É importante referir que o código está ativo durante um período de apenas 30 minutos, ou seja, após este período, se o levantamento não for efetuado, ele é desativado e, para se efetuar o levantamento, terá de ser solicitado um novo.

Deste modo, a MB WAY, a par do serviço de multibanco, permite que os consumidores de forma simples, cómoda, rápida e segura efetuem levantamentos, ou seja, a app vem facilitar a vida dos Portugueses, permitindo passar com grande facilidade do mundo online para o offline.

Fontes:
https://www.mbway.pt/levantamentos-sem-carta
https://www.mbway.pt/agora-possivel-levantar-dinheiro-mb-way/
https://www.mbway.pt/como-levantar-dinheiro-com-o-telemovel/
https://www.dinheirovivo.pt/poupanca-2/levantar-dinheiro-no-multibanco-sem-cartao-saiba-como-faze-lo/

6 comentários:

  1. Esta novidade tinha sido anunciado no final do ano passado e admito que fiquei curiosa em relação ao funcionamento.
    Estou desejosa de perceber qual será a adesão dos portugueses porque costumam ser conservadores em relação ao dinheiro, mas por outro lado têm vindo a aderir às novidades "on=off".
    Liliana, já agora peço para me confirmares o funcionamento da aplicação, ou seja, eu escolhe o levantamento do dinheiro e a quantidade na aplicação, é gerado um código e com esse código posso-me me dirigir a qualquer caixa de multibanco e receber o dinheiro, é isso?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,
      O serviço funciona exatamente como o descreveste: na app selecionas "levantar dinheiro" e o montante pretendido. Automaticamente, é gerado um código, o qual é inserido na caixa de multibanco no momento do levantamento, tal como podes observar na imagem do post :)
      Tal como tu, tenho algumas dúvidas quanto à adesão a este serviço pelos portugueses, tão avessos ao risco! Aliás comentei a aplicação com um amigo e o que obtive da parte dele foi "mas isso deve ser perigoso, assim é muito fácil ser roubado". No entanto, não concordo que seja assim tão fácil, parece-me um serviço bastante seguro pois, para se obter o código, terá de ser feita uma autentificação na aplicação recorrendo ao PIN ou Touch ID. Ou seja, o risco incorrido acaba por ser igual ao risco que se incorre com o levantamento através do cartão de multibanco. Resta esperar para ver como se vão comportar os portugueses!

      Obrigada!

      Eliminar
  2. Olá Rita e Liliana!

    Rita, levantaste uma boa questão quanto à aderência dos portugueses a esta novidade. Na minha opinião, acredito que pais e mães das camadas mais jovens considerem que esta aplicação tem uma grande utilidade, já que a app permite que o código seja enviado para outra pessoa e, desta forma, é possível que outro indivíduo efetue o levantamento do dinheiro, seja ela utilizadora ou não do MB WAY. O que significa que os pais poderão achar que não é necessário que os filhos possuam cartão de crédito ou de débito próprio em tão tenra idade e, ao mesmo tempo, conseguem controlar e protege-los melhor.
    Teremos que esperar para ver o que vai acontecer...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Concordo a 100% com o que foi dito no post e nos comentários. Acho que nos próximos tempos os portugueses vão começar a aderir a esta nova funcionalidade. Uma das grandes vantagens desta funcionalidade a Joana já deu destaque: utilidade para os pais e mães da população mais jovem. Hoje em dia, os jovens têm cartão de débito/crédito em idades cada vez mais precoces (eu acho que desde os 11 anos tenho cartão de débito) e um dos receios que os pais mais têm é a utilização indevida dos mesmos. Com esta nova funcionalidade, os pais conseguem controlar melhor as despesas dos filhos e acima de tudo, garantir uma maior segurança dos mesmos.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Ola Joana e Miguel!
    Acho completamente relevante o vosso comentário e não podia estar mais de acordo com o que disseram! Para os pais é, de facto, uma grande segurança uma vez que, com esta aplicação, os seus filhos podem ter dinheiro sempre que necessitem sem terem de andar com este na carteira. Ou seja, simplesmente têm de contactar os pais e pedir que estes lhes enviem o código, dirigirem-se a uma caixa de multibanco, efetuarem o levantamento e realizarem o pagamento para o qual precisavam de dinheiro. Para além disso, tal como o Miguel referiu, esta aplicação, permite que os pais tenham um maior controlo sobre as despesas dos seus filhos visto que terão de justificar aos progenitores a necessidade de dinheiro que está inerente.

    Obrigada!

    ResponderEliminar