segunda-feira, 24 de abril de 2017

ZARA - A nova Polémica com o Pepe, The Frog

A conhecida marca do grupo Inditex, a Zara, vê-se novamente envolvida numa polémica com o lançamento de peças de roupa que acabam intituladas como inusitadas.

Há uns anos, a Zara decidiu lançar uma camisola que continha uma estrela do lado esquerdo do peito, que foi de imediato associada as camisas que os nazis obrigavam os judeus a usar durante o Holocausto, como se pode confirmar nas imagens abaixo.

Camisa lançada pela Zara:

Camisa utilizada pelos Judeus no Holocausto:

Desta vez, a mais recente polémica, foi no dia 19 do presente mês, que ficou marcado pela nova saia.

Nova saia lançada pela Zara:

Rapidamente se tornou viral por conter um cartoon um quanto ou tanto semelhante ao Pepe, The Frog. Esta personagem ficou bastante conhecida como sendo um símbolo racista, utilizado pela extrema-direita norte-americana, como afirma o site 'Delas'. A criação desta personagem, em 2005, acabou mesmo por ser classificada pela Liga Anit-Difamação como um símbolo de puro ódio.

A meu ver, tendo esta personagem ganho novamente mediatismo com a campanha de Donald Trump, foi esta uma aposta da Zara para ter algum sucesso, ou até mesmo tornar viral, relembrando a marca junto dos consumidores. Pois, como se sabe, a Zara é uma marca que não tem grande aposta na publicidade, por ter já um posicionamento bastante vincado no mercado. É certo que com esta nova aposta, a marca voltou a ficar na ''boca do povo''.

Após esta notícia se ter tornado viral, especialmente nos Estados Unidos da América, a marca decidiu retirar do mercado a polémica saia.

Terá sido esta uma aposta inocente, ou uma estratégia de Marketing?

Fontes:
http://exame.abril.com.br/marketing/zara-pede-desculpas-por-camiseta-que-lembra-o-holocausto/
http://knowyourmeme.com/memes/pepe-the-frog
http://www.delas.pt/polemica-leva-zara-a-tirar-mini-saia-das-lojas/

3 comentários:

  1. Concordo, diria que esta aposta foi uma estratégia de Marketing com o objetivo de colocar a marca mais uma vez na "boca do povo". Em vez de apostar em grandes campanhas de marketing, algumas empresas tiram vantagem de alguns acontecimentos recentes ou acontecimentos históricos marcantes no sentido de fazerem as pessoas "falar" sobre isso na Internet e ganharem grande visibilidade no mercado.

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  2. É difícil de imaginar que uma marca tão reconhecida como a Zara lance peças de roupa sem antes existir um estudo aprofundado de tudo o que envolve o seu design. Ainda assim, "A Zara respondeu às críticas explicando que " a saia é parte de uma coleção limitada Oil-On-Denim que foi criada através de colaborações com artistas e só está disponível em mercados selecionados." O artista encarregue pela saia, Mario de Santiago, também se explicou, dizendo que não existe qualquer ligação entre os seus patches e Pepe e que a ideia veio de algo que desenhou com amigos, há alguns anos." (http://www.vogue.pt/moda/noticias/detalhe/a-saia-da-zara-que-esta-a-causar-polemica).
    Na verdade, só depois de fazerem a comparação entre cartoon da saia e o Pepe é que notei realmente a semelhança. Assim como muitas pessoas se lembraram logo do Pepe, para muitas outras, assim como eu, a semelhança pode não ser assim tão óbvia.
    Ainda assim, como já mencionei, acho difícil que este aspecto tenha passado despercebido à marca. Se aproveitaram isto como estratégia de marketing ou não, não saberia dizer mas como diz o provérbio, "There's no such thing as bad publicity".

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  3. Olá a todos!

    Bem, como já dito anteriormente, sendo a Zara uma marca tão prestigiada e não apostando muito na publicidade, é natural que arranje formas diferentes de se promover e se destacar. Acho que sim, a Zara deve fazer um estudo muito grande sobre a produção das suas peças, e não acho que tenha sido tão inocente esta saia com a marca do sapinho.

    Mas, lá está, eu, tal como a Joana, olhava para a saia, e não associava a qualquer comparação com o Pepe, no entanto, tenho a certeza que quem conhecesse, tivesse um "dejavu".

    Estratégia de Marketing? sim, na minha opinião, sim... Tornando-se viral, acho que foi ao encontro do que a marca queria, ser ainda mais reconhecida. Talvez não tenha sido pelas melhores razões, mas acho que não terá um impacto negativo nas vendas da marca de qualquer forma.

    Obrigada,
    Joana Pinto

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