segunda-feira, 22 de maio de 2017

BITCOIN, a moeda digital

Nos últimos tempos tem-se ouvido falar muito daquela que pode vir a ser a moeda do futuro, o Bitcoin. Aproveitando a própria pesquisa que fui fazer sobre o tema, e tendo em conta que esta é mais uma novidade que surgiu nos últimos anos no mundo digital, trago-vos este tema para discussão.
 
O que é o Bitcoin?
Bitcoin é uma moeda digital que pode ser comprada ou vendida na bolsa de valores como qualquer outra moeda. 
Este dinheiro virtual fica numa carteira digital que permite enviar e receber Bitcoins que podem ser usados para comprar coisas eletronicamente. Nesse sentido, é como o dólar, o euro ou o iene, que também são negociados digitalmente.
No entanto, a característica diferenciadora face ao dinheiro convencional, é ser uma moeda completamente descentralizada, ou seja, não é controlada por nenhuma entidade, por nenhum estado ou banco, funcionando em peer-to-peer.
 
Este vídeo resume o que é o Bitcoin:
 

Como funciona?
O valor da moeda resulta de existirem pessoas que lhe atribuem valor (ou seja, estão dispostas a pagar por ela) e lojas que a aceitam como meio de pagamento (milhares, sobretudo lojas online). Para o utilizador é um aplicativo que funciona em smartphones ou computadores que lhe permite ter uma carteira pessoal onde recebem e enviam bitcoins.
Por detrás disto a rede compartilha um registo público chamado de "block chain”. Este registo contém todas as transacções já processadas, permitindo que o computador do utilizador verifique a validade de cada transacção. A autenticidade de cada transacção é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os utilizadores tenham controlo total sobre o envio de bitcoins dos seus endereços.
 
Quem usa?
Existe um número crescente de empresas e indivíduos que já utilizam o Bitcoin, sobretudo serviços on-line como Namecheap, WordPress, Reddit e Flattr. No entanto, o Bitcoin continua a ser um fenómeno relativamente novo.
 
Como se pode adquirir?
Este tipo de moeda por ser adquirido em https://www.buybitcoinworldwide.com/. Pode ainda trocar-se bitcoins com alguém que conheçamos e pagar bens ou serviços.
 
Que vantagens apresenta?
  • Pode ser utilizada em todos os países, é por isso mesmo, uma moeda global. Para realizar transacções com este tipo de moeda precisamos apenas de um smartphone, através da uma aplicação ou de um software de computador, sendo por isso mesmo de utilização simplificada;
  • Os pagamentos e transferência são muito mais rápidos, uma vez que não é necessário recorrer a qualquer sistema bancário para realizar as transacções. É possível qualquer utilizador enviar e receber qualquer quantia de dinheiro de forma praticamente instantânea em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. Funciona 24 horas por dia 7 dias por semana;
  • A sua utilização é muito segura porque recorre a criptografia de nível militar. Para além disso só quem foi possuidor da carteira é que poderá realizar transacções. O código fonte é 100% criptográfico, os pagamentos com Bitcoin podem ser realizados sem vincular informações pessoais à transacção;
  • As poucas ou nenhumas taxas é outra das vantagens deste tipo de moeda. Os pagamentos com essa moeda digital são actualmente processados com taxas extremamente pequenas, e por vezes nulas;
  • Transparência, toda informação relativa à própria moeda bitcoin está facilmente disponível na blockchain, que é um livro diário com todas as transacções já realizadas na economia Bitcoin, para qualquer um verificar e usar em tempo real. 
 
Que desvantagens apresenta?
  • Os pagamentos efectuados com Bitcoin são irreversíveis;
  • Grau de aceitação, como é uma nova forma de moeda não é aceite amplamente, ou seja, as lojas físicas não aceitam porque não existe na forma física;
  • Riscos de roubo, se o computador ou telemóvel onde tem a sua carteira for roubado, os bitcoins ficam perdidos;
  • Pode ser dado um uso abusivo e ilegal a esta moeda, pois sendo anónima, pode ser usada para comprar armas ou drogas, por exemplo;
  • Volatilidade, marcada pelo facto de haver uma quantidade limitada de moedas e uma procura por ela cada vez maior. No entanto espera-se que esta volatilidade venha a diminuir com o tempo à medida que mais empresas e centros comerciais começam a aceitar Bitcoin, que levará a uma estabilidade do seu valor.
Como puderam constatar esta nova moeda tem uma serie de vantagens e desvantagens, que elucidam não só sobre os benefícios que podemos ter com a sua utilização como também os perigos que esta pode acarretar.
No dia 12 de Maio, o mundo foi afectado por um ataque informático cujo resgate, pela não destruição da informação, foi precisamente pedido em bitcoins. 
Tendo em conta uma das desvantagens referidas, que se prende com o seu grau de aceitação:

Vocês utilizariam esta nova moeda?
Acreditam que esta poderá ser a moeda do futuro?
O que acham?


Referências:
https://www.youtube.com/watch?v=Gc2en3nHxA4
https://www.youtube.com/watch?v=qkxdys-Ek9U
http://expresso.sapo.pt/blogues/bloguet_economia/blogue_econ_diogo_agostinho/2017-05-22-Bitcoin-o-dinheiro-do-futuro-
https://www.buybitcoinworldwide.com/
https://www.bitcoin.com/
https://bitcoin.org/pt_BR/faq
http://originaleexclusivo.com.br/vantagens-e-desvantagens-do-bitcoin/
http://www.psafe.com/blog/bitcoin-amigo-ou-inimigo/
http://aprendizfinanceiro.com.br/awrp/blog/2016/06/13/bitcoins-vantagens-x-desvantagens/
http://comoganhabitcoin.com/tecnologia-bitcoin-pros-e-contras/
http://gizmodo.uol.com.br/bitcoin-a-favor-contra/

Sem comentários:

Enviar um comentário