terça-feira, 30 de maio de 2017

Trump visita o Vaticano: A internet reage!

O presidente dos EUA, Donald Trump, e a sua família visitaram, na semana passada, o Vaticano. Durante a reunião com o Papa Francisco e Donald Trump, foram tiradas várias fotografias, das quais uma delas se tornou viral.
Na fotografia em questão (abaixo apresentada), o Trump surge a sorrir enquanto que ao seu lado, o papa faz transparecer um ar de desagrado. É certo que Donald Trump não é propriamente a personagem mais acarinhada pela maioria da população mundial, ao contrário do Papa. 


A  internet "não perdoou” e começaram logo a surgir reações nas redes sociais. Os feeds do twitter, instagram e facebook foram imediatamente invadidos por memes.




Foram partilhadas montagens de fotografias onde se evidenciava uma expressão facial bastante diferente por parte do papa aquando da presença de outros líderes políticos. É o caso de Merkel e Barack Obama, por exemplo. Todos os internautas se questionavam acerca da expressão do Papa!


Um dos memes, partilhados nas redes sociais, mais popular foi a analogia que fizeram do filme Família Addams e do Counjouring 2 devido ao vestuário e à expressão apática por parte de Ivanka e Melania Trump.

A fotografia viral não passou despercebida por ninguém, nem mesmo para a marca popular portuguesa Licor Beirão. Como é habitual, a Licor Beirão aproveitou esta mediatização e com recurso ao humor que os caracteriza, fez questão de também criar o seu próprio meme.


A publicação foi bem recebida pelos utilizadores e rapidamente alvo de milhares de likes e partilhas. No entanto, a marca não parou por aqui. A equipa criativa teve a ideia de enviar umas garrafas do licor para o Papa Francisco, com uma mensagem bastante especial:


Na mensagem, a marca envia uma fotografia do encontro e questiona ao papa se o convidado teria bebido todo o Licor Beirão. A marca repete a mesma tática utilizada anteriormente relativamente ao lance de Bruno Alves e Harry Kane que lhe valeu um prémio no mais recente festival do Clube de Criativos de Portugal. 
É importante para as marcas estarem sempre por dentro do acontecimento e jogarem com estes conteúdos humorísticos para tirarem proveito da rede. A Licor Beirão parece saber conjugar bastante bem!

Fontes:

2 comentários:

  1. Tal como referiu o Gonçalo Rebeca na sessão de Web Analytics, o contexto é super importante e as marcas devem tirar partido do dele para impor as suas estratégias. De facto, a Licor Beirão é um exemplo bestial deste tipo de "habilidade". A SuperBock é também um excelente exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara,
    A tendência atual é que a informação circula de uma forma veloz, quando acontece algo divertido ou dramático rapidamente o mundo inteiro já sabe da notícia. Na minha opinião é bastante benéfico, faz com que tenhamos acesso a muito mais conhecimento, o que torna estas novas gerações mais preocupadas e consciencializadas com os problemas mundiais. Desta forma, as marcas aproveitam os acontecimentos divertidos para gerarem controvérsia e chamarem à atenção dos consumidores, a marca Licor Beirão faz isso muito bem.

    ResponderEliminar