quinta-feira, 19 de abril de 2018

Starbucks encerra lojas para dar formação contra o racismo

A cadeia de lojas Starbucks anunciou que vai fechar mais de oito mil lojas nos Estados Unidos, durante a tarde de 29 de maio, para dar formação aos funcionários sobre preconceitos e práticas racistas. Esta medida surgiu depois de dois clientes negros terem sido detidos quando aguardavam num dos estabelecimentos desta rede em Filadélfia.

O caso que está na origem da polémica aconteceu na semana passada e foi registado num vídeo que foi partilhado no Twitter e se tornou viral. O vídeo registou o momento em que seis agentes da polícia, chamados pela gerente da loja, abordaram dois homens negros que estavam sentados e lhes pediram que abandonassem o local. Acabaram por ser expulsos algemados e ficaram detidos durante nove horas, até serem libertados sem qualquer acusação.
O diretor da empresa, Kevin Johnson, pediu desculpas pelo que considerou ser um incidente que merece repreensão e garantiu que vão ser tomadas medidas para “prevenir que tais incidentes voltem a acontecer”.
A loja da Starbucks em causa esteve encerrada devido a protestos e só reabriu esta terça-feira.
O diretor da empresa passou ainda os últimos dias em Filadélfia para estar em contacto com a comunidade e perceber onde é que a empresa falhou e o que é preciso fazer para resolver este problema.

Mas um pedido de desculpas pode não ser o suficiente para reparar a imagem junto do público e, a pensar nisso, a empresa anunciou que vai fechar todas as 8.000 lojas nos Estados Unidos durante a tarde de 29 de maio. Durante essa tarde, cerca de 175.000 funcionários vão receber uma formação contra práticas racistas para que situações como esta não se repitam.

Com estas ações a Starbucks tentou evitar buzz negativo, dando uma resposta imediata, explicando o sucedido e reconhecendo o incómodo causado através de um pedido de desculpas pelo Twitter, utilizando o mesmo meio pelo qual o vídeo se tornou viral. A marca partilhou ainda o que está a fazer para resolver a situação com firmeza, mas evitando radicais manifestações de força.

Fontes:
https://news.starbucks.com/views/starbucks-ceo-reprehensible-outcome-in-philadelphia-incident?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=springfy18
https://twitter.com/missydepino/status/984539713016094721
https://twitter.com/Starbucks/status/985350075181219840?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.studentproblems.com%2Fstarbucks-apologise-in-racism-controversy%2F&tfw_creator=BradLengden9&tfw_site=StudentProblemshttps://www.studentproblems.com/starbucks-apologise-in-racism-controversy/
https://www.jn.pt/mundo/interior/starbucks-fecha-oito-mil-lojas-para-dar-formacao-apos-acusacao-de-racismo-9267072.html

1 comentário:

  1. A meu ver está ação da Starbucks é nada mais nada menos do que "pôr água na fervura". As pessoas não são ensinadas a deixarem de ser racistas. Não é um conteúdo programático. As pessoas têm de entender que ser racista é algo ilógico e que sempre gerou discórdia por razões de superioridade racial injustificadas. É de louvar que as marcas estejam conscientes de que é uma atitude feia mas coisas destas nunca deveriam acontecer e parece-me uma medida ligeira para combater algo que deveria ser um dado adquirido no quadro de valores de qualquer pessoa.

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