domingo, 22 de abril de 2018

Super Bock e Licor Beirão juntos a caminhar para a liderança no Facebook?

Há 2 dias (20 de Abril) a marca Licor Beirão publica no seu facebook, como nos têm habituado uma frase divertida dedicada aos amigos que chegam sempre tarde.
No mesmo dia a Super Bock faz também uma publicação em homenagem aos amigos atrasados e aproveita para interagir com a marca de bebidas alcoólicas com mais gostos no facebook (Licor Beirão, cerca de 930 mil gostos).

A legenda era “Oh, Licor Beirão, temos amigos em comum?”, onde a página do facebook do licor estava mesmo identificada. A marca Licor Beirão ainda não respondeu e nem se sabe se vai responder, mas a interação digital pública entre as duas marcas de bebidas não é coisa nova.

No dia 2 de Agosto de 2017 a Licor Beirão provoca a Super Bock no facebook com uma foto tirada a um camião da marca de cerveja que homenageava os habitantes da região das Beiras.
A legenda da foto tinha a seguinte mensagem: “Não somos nós que o dizemos…Obrigado, Super Bock!”

A resposta por parte da Super Bock não tardou e no dia 4 de Agosto de 2017 na altura da campanha de celebração do 90º aniversários da marca a SB avançou com um convite para festa, “Licor Beirão, quem é amigo, quem é?”

Na mesma publicação a Licor Beirão agradeceu o convite e informou que levava o digestivo.

Em 2017, Pedro Girão diretor de operações da empresa (10.digital) responsável pelo Marketing do Licor Beirão comentou a interação entre as 2 marcas e afirmou
“Ambas [as marcas] celebram a amizade, a reunião entre amigos. Ambas comunicam com humor e de forma irreverente, sendo marcas portuguesas com tradição no digital. Acreditámos que se adequava a 100% ao tom de comunicação e à estratégia do nosso cliente, o Licor Beirão; e acreditámos que a Super Bock perceberia que era uma boa oportunidade para ambas as marcas. Felizmente foi o que veio a acontecer: acabou por ser uma situação de 'win-win’”
Será que está para breve interacções mais frequentes entre as 2 marcas com mais seguidores no Facebook em Portugal no setor de alimentação em bebidas?? Os seguidores de ambas as páginas só têm a ganhar pois publicações divertidas e criativas é o que se quer ver. Por sua vez as marcas ganham “buzz” e poderão alcançar novos seguidores.

Fontes:
https://www.facebook.com/olicordeportugal/?
https://www.facebook.com/SuperBock/?
http://blog.10.digital/
https://www.briefing.pt/marketing/40647-licor-beirao-apanha-boleia-com-super-bock.html
https://www.noticiasaominuto.com/pais/843235/super-bock-e-licor-beirao-desafiam-se-no-facebook-culpa-e-deste-slogan
http://www.meiosepublicidade.pt/2017/08/post-do-licor-beirao-provoca-super-bock-leva-resposta-da-marca-cerveja/

2 comentários:

  1. Hoje em dia é muito comum que as marcas fazem interações entre elas a fim de conseguirem uma maior visibilidade no mercado.
    Este jogo de interação trata-se de uma estratégia de marketing, onde as marcas se comunicam entre elas, seja de forma provocativo (porém engraçada e de "brincandeira") ou em forma de parcerias em produtos ou serviços. Deste modo, as duas marcam acabam por tornar-se mais visíveis para os consumidores e clientes uma das outras.
    No caso acima, essa interação aconteceu via facebook, ou seja, estratégia do marketing digital. Sendo assim, as páginas do facebook das duas marcas ganham destaque nas redes sociais, ainda mais pela brincadeira provocativa realizada uma com a outra, desta forma ganham mais espaço nas mídias através de comentários a respeito das duas e, talvez, gerando até mais seguidores.

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  2. Através deste bom humor, tanto a Super Bock como o Licor Beirão conseguem atrair a atenção e o carinho do público.
    Acabam ambas por ganhar visibilidade e serem reconhecidas pela diversão, estando os consumidores diariamente atentos ao “feed” à espera de que qual será a próxima publicação. Essas publicações acabam por ser virais, principalmente quando há estas picardias saudáveis entre marcas concorrentes. A verdade é que ambas ganham com isso, assim como o consumidor, já habituado a este bom humor.
    É de ressalvar esta boa estratégia de comunicação, muito ao estilo da picardia entre o McDonald’s e o Burguer King, noutros países.
    Talvez esteja na hora de outras marcas portuguesas apostarem mais no digital e no humor para cativar clientes. Sendo atualmente a atenção no digital inferior à de um pequeno peixe de aquário, estratégias que cativem a audiência, como as que proporcionam ligações emocionais, são uma mais valia para as marcas. Até porque, ao haver um buzz positivo à volta das marcas, como é o caso, cria-se também um aumento da consciência da marca (brand awareness), permitindo à mesma ganhar mais notoriedade, ser mais rapidamente lembrada e diferenciada no mercado.
    Exemplo disso, é que estas duas marcas lideram em termos de número de seguidores no digital.

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