quarta-feira, 15 de março de 2017

Próximo destino: Instagram

Como já tem sido falado neste blogue, os nossos hábitos de consumo têm vindo a ser influenciados por pessoas conhecidas (os chamados Influenciadores), que através de vídeos ou mensagens nos fazem querer comprar aquele creme, aquele carro, ou até mesmo viajar até àquele sítio. É o que se tem passado nestes últimos anos. Parece que a rede social Instagram tem vindo a mudar a forma de viajar das pessoas.
  • @diografic - português com 103 mil seguidores
“Todos os dias são publicadas 80 milhões de fotografias” naquela que continua a ser a rede social do momento – o Instagram. Com mais de 6 anos de existência e com mais de 500 milhões de utilizadores esta rede tem influenciado toda a gente, através das imagens partilhadas. Consequência disso, as marcas pagam aos “Instagrammers” para fazerem publicidade aos seus produtos, pois reconhecem o impacto que o conteúdo partilhado no Instagram tem na escolha das pessoas.

Nos EUA, 48,8% das marcas estão presentes de uma forma ou de outra nesta rede social.”

Existem imensas páginas de viajantes (profissionais ou não), ou até mesmo de lazer/destinos, que têm milhares de seguidores que encontram nas imagens partilhadas inspiração para as próximas viagens. Estas fotografias de lugares perfeitos fomentam a vontade de se viajar para determinado sítio, onde a decisão se torna mais fácil com a visualização das mesmas.
“Um exemplo: uma pequena cidade da Nova Zelândia, Wanaka, começou, em 2015, a convidar «influenciadores» do Instagram a fazerem-lhes uma visita e a postar imagens e vídeos sobre as suas aventuras naquele local. O resultado foi muito positivo: o crescimento do turismo foi o mais rápido do país, com um aumento de 14%. O investimento feito acabou por ter um grande retorno.”

Wanaka, Nova Zelendia

Várias são as personalidades que se destacam neste sentido, sendo que temos um português na lista realizada pela Rise em 2016 entre os 11 perfis que nos vão inspirar para este ano – João Cajuda.

Instagram de João Cajuda

Contudo há que destacar os aspetos negativos, como por exemplo as pessoas que têm perdido a vida a tirar fotografias em lugares onde a segurança é quase inexistente. Tudo para recriar a paisagem de um lugar perfeito (ver exemplos nas referências). Ou o caso das desconhecidas cidades que com estas partilhas se vêm sobrelotadas e sem capacidade de receber tanta gente.

Questões para discussão:
Tratando- se de um meio tão visual e baseado em fotografias será normal o Instagram influenciar também as nossas viagens?
E vocês, como planeiam ou decidem os destinos das vossas viagens? Através de recomendações de familiares e amigos, das agências, ou será através das fantásticas fotos que vêm no Instagram?

Referências:
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2016-02-15-Tirar-a-melhor-selfie-de-todas.-ou-morrer-a-tentar
http://www.voltaaomundo.pt/2017/03/13/como-o-instagram-esta-a-mudar-a-forma-de-viajar/
http://viagens.sapo.pt/viajar/viajar-mundo/artigos/11-perfis-de-instagram-que-o-vao-inspirar-a-viajar
https://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/07/12/mulher-morre-no-grand-canyon-apos-postar-foto-no-instagram.htm
http://observador.pt/2016/06/30/turista-alemao-morre-ao-tentar-tirar-uma-fotografia-no-machu-picchu/

3 comentários:

  1. Olá Sandra,

    Hoje em dia é um facto que o instagram tem sido uma forma de publicitar experiências, serviços, produtos, oportunidades, entre outras coisas. Na minha opinião, uma das coisas que distingue o Instagram das outras redes de partilha, como o facebook, é o fator de proximidade que está subentendido nesta aplicação. O facebook é uma aplicação onde tudo aparece, onde podemos partilhar e escrever tudo e mais alguma coisa, de todas as formas e feitios. Isto faz com que a informação se perca, torna-se difícil, para as marcas, ganhar "share of mind". Mas o intagram é mais intimista, as pessoas são mais seletivas e acabam por "seguir" alguém que aborda temas que lhes interessam. Desta forma, é mais fácil os chamados "influenciadores" interferirem nas nossas decisões de compra ou destinos de viagens.
    No meu caso em particular, normalmente utilizo sites ou aplicativos de recomendações para decidir o destino da minha próxima viagem.

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  2. Olá a todos!
    Gostei muito deste post, visto que eu própria sigo muitas destas páginas. Adoro ver as pessoas que viajam e partilharam sítios maravilhosos. Muitas delas até ganham a sua vida com isso. Mas sim, respondendo à tua pergunta, conseguem influenciar muito os lugares que gostava de ir, no entanto não nos devemos só fiar nas fotografias, claro. Mas por exemplo, eu, pelo menos, acredito muito mais na opinião de pessoas que viajam, do que nas agências, em que apenas fazem o seu trabalho de vender. Assumo até, que tenho alguma inveja dessas pessoas tão viajadas, ahah.
    Tal como a Joana disse, a melhor opção é mesmo utilizar esses sites e aplicativos de recomendações para termos uma melhor opinião sobre os vários lugares.
    Mas sim, a verdade é que são cada vez mais utilizadas pessoas influenciadoras para promoverem agências, como foi o caso de João Cajuda, tal como referiste.
    E não falamos só de viagens. Marcas de cosméticos, roupa, acessórios cada vez usam mais, por exemplo os bloggers, youtubers, entre outros, como meio de promoção.
    Em relação ao aspeto negativo que disseste, de pessoas perderem a vida por se arriscarem a fotos perigosas, vou deixar aqui um link muito "engraçado" sobre isso: https://br.mundo.com/geral/as-selfies-mais-perigosas-do-mundo/3.html . De facto, há pessoas que acabam por não ter noção do perigo, e para publicarem uma boa foto na rede social, muitas vezes arriscam a sua própria vida, o que se torna num aspeto negativo desta e de outras redes sociais.

    Obrigada,
    Joana Pinto

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    Respostas
    1. Uma pequena curiosidade:
      Sigo esta página no snapchat e no Instagram, tirem as vossas ideias por aqui:
      snap: bdestinations
      insta: beautifuldestinations
      Têm fotos fantásticas de sítios maravilhosos!!
      Guiem-se para as vossas próximas viagens!

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